Logo CNA

Tocantins

Em Jaú do Tocantins, SENAR capacita produtores no curso de Inseminação Artificial para Bovinocultura de Leite
010

9 de agosto 2021

Por: ASCOM SISTEMA FAET/SENAR/TOCANTINS

Com intuito de capacitar trabalhadores rurais e produtores, o SENAR e o Sindicato Rural de Jaú do Tocantins realizaram o curso de Inseminação Artificial para Bovinocultura de Leite. Saber utilizar adequadamente a técnica de inseminação artificial visando o aumento da taxa de natalidade e promover a melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro são os objetivos do treinamento.

O instrutor do SENAR, Valcir Bortoluzzi destacou no curso procedimentos essenciais para o melhoramento genético e para o aumento da eficiência produtiva dos rebanhos: “Você vai ter um animal de melhor qualidade, maior peso. As fêmeas vão ser mais precoces e mais férteis. Além disso, com os estímulos hormonais corretos, muitas vacas que iriam ficar vazias na estação de monta vão conseguir reproduzir”, afirmou.

O curso é resultado de uma crescente demanda na área da pecuária no município, onde os participantes sempre estão em busca de novas técnicas. Na programação das aulas teóricas e práticas os alunos aprenderam sobre: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina; passo a passo da inseminação artificial; observação de cio em gado de leite e corte; manejo do botijão de sêmen; montagem do aplicador; descongelamento do sêmen dentre outros.

Para saber mais sobre cursos do SENAR, acesse nosso site. Fique por dentro também de todas as notícias relacionadas ao agro no estado ( www.faetrural.com.br www.senar-to.com.br)

Matérias Relacionadas