Logo CNA

Minas Gerais

Elas fazem acontecer no agro: Dia da Mulher tem ações especiais do Sistema FAEMG

3 de março 2021

Por: SENAR MINAS

Capacidade de planejamento e gestão, atenção a detalhes, cuidado e amor pelo ofício: características fundamentais para o sucesso do agronegócio que as mulheres desempenham como ninguém. Para que elas sejam cada vez mais protagonistas, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES vai dedicar uma semana de treinamentos em março com foco no público feminino.

A ação é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Ao longo da semana da mulher, a organização dos cursos do SENAR vai priorizar turmas formadas por mulheres, mostrando que elas estão em todos os espaços do agro e se qualificam cada vez mais. Hoje, 37,5% dos participantes dos cursos do SENAR são do sexo feminino.

Elas fazem acontecer no agro: Dia da Mulher tem ações especiais do Sistema FAEMG

A gerente de Formação Profissional e Promoção Social do SENAR MINAS, Liziana Rodrigues, conta que alguns Sindicatos já relataram experiências muito positivas com turmas só de mulheres. “Quando elas são a maioria, elas se sentem mais à vontade para ‘colocar o pé no barro’ e fazer atividades mais pesadas, conhecendo e superando seus limites pessoais. Elas se dedicam, se empenham. A proposta desta semana de eventos é dar oportunidade para que elas tenham acesso a todos os cursos. Sem dúvida elas irão ‘fazer acontecer’!”, avalia.

Elas fazem acontecer na internet

Ao longo da semana, informações sobre a campanha também serão publicadas nas redes sociais do Sistema FAEMG. Para quem quiser compartilhar seus registros no Instagram, haverá um filtro exclusivo para as mulheres do agro e figurinhas (gifs) dedicados ao tema. Marcando o @sistemafaemg nas fotos e utilizando a hashtag #elasfazemacontecernoagro , o conteúdo será repostado, mostrando a presença das nossas mulheres no campo.

Mulheres no ensino e ATeG

As mulheres brilham como alunas dos treinamentos e programas do Sistema FAEMG e também do outro lado, como instrutoras, técnicas e mobilizadoras. Veja:

  • Do total de 599 instrutores, elas são 226 (37,7%)

  • No Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, elas são 80 (23%) dos 358 técnicos de campo;

  • Dentre os 442 mobilizadores, elas são mais da metade – 250 (56,6%)

Mulheres no agro brasileiro

Dados do Censo Agropecuário 2017, do IBGE, e da pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que:

  • Mulheres representam 29% do agro brasileiro

  • Estão no comando de 946.075 (18,7%) das cerca de 5 milhões de propriedades rurais contabilizadas pelo levantamento

  • De 2018 para 2019, o total de mulheres no mercado de trabalho rural cresceu 2,02%

A atividade que mais tem mulheres é a pesca. De 27.879 pessoas ocupadas, 10.459 são mulheres (37,5%). Em seguida vem a produção florestal (florestas nativas) com 35,7%; a horticultura, com 31,2%; e a pecuária, que conta com 29,6% de mulheres na ativa.

Matérias Relacionadas