Logo CNA

Mato Grosso do Sul

“Do zero”, produtor rural de Nova Andradina persiste em sonho e colhe resultados
Capa

Ivanildo é produtor de leite no assentamento Teijin e, junto ao Senar/MS, tem evoluído na produção

7 de junho 2023

Tudo tem um começo! Para Ivanildo Alves de Souza, essa frase nunca fez tanto sentido como nesta caminhada de mais de quinze anos, no Assentamento Teijin, em Nova Andradina. O produtor rural começou a construir a propriedade “do zero” e hoje já colhe os frutos dessa persistência. Ele conta sua história no primeiro #TransformandoVidas do mês de junho.

O Senar/MS oferece, gratuitamente, Assistência Técnica e Gerencial em 14 cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul, alavancando o desenvolvimento das propriedades rurais. Com o Ivanildo não foi diferente. Já é o quarto ano de atendimento e a evolução na produção de leite é nítida.

“Nós evoluímos demais, hoje temos o maquinário necessário, melhoramos os animais, a pastagem e aumentamos a produção. Já chegamos a 290 litros de leite. Para quem no começo tirava 50 litros, é de se comemorar. O objetivo é chegar com 11 vacas aos 500 litros.”, conta Ivanildo.

Ivanildo Alves de Souza é douradense e tem 47 anos. Em 2006, chegou com a família ao Assentamento Teijin, em Nova Andradina. No início, não havia pasto, nem cercas, apenas terra. Com uma lona, fez abrigo para viver e, aos poucos a propriedade foi sendo construída. Hoje, o sítio conta casa, galinheiro, barracão de ordenha, vacas e ovelhas.

“Se eu não insistisse, nem estaria aqui. Enfrentamos muitas dificuldades, mas segui em frente. Hoje, tenho muito orgulho do que eu e minha família nos tornamos e ainda temos muito a conquistar.”, diz o produtor rural.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado