Logo CNA

Dia de campo une produtores e estudantes de gastronomia
Foto destaque 220405 203837

Ação faz parte do programa Do Rural à Mesa, parceria entre Senar e Senac

5 de abril 2022
Por Senar

Brasília (05/04/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promoveram, na terça (5), um dia de campo para integrar produtores de alimentos e estudantes de gastronomia participantes do programa Do Rural à Mesa.

A ação ocorreu no assentamento Chapadinha, no Núcleo Rural Lago Oeste, a 35 km de Brasília.

Com a parceria entre as duas instituições, os agricultores fornecem os alimentos diretamente para os restaurantes do Senac no Distrito Federal. A ação envolve os processos produtivos, gerenciamento e comercialização.

Os agricultores são assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar com foco na melhoria da produtividade, geração de renda e na formação de canais de comercialização direta.

Thiago Campos é o técnico de campo do programa Do Rural à Mesa

Thiago Campos é o técnico de campo do programa Do Rural à Mesa

“O programa Do Rural à Mesa trouxe incremento na renda aos agricultores. Mesmo no auge da pandemia, os restaurantes continuaram comprando os produtos para o preparo de marmita para a entrega”, destacou o técnico de campo do Senar, Thiago Campos.

Durante a visita técnica os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina do campo.

Antônio Porfírio, de 40 anos, produz cenoura, batata, beterraba, quiabo e tomate cereja e desde 2019 fornece esses alimentos por meio da iniciativa.

O produtor de alimentos, Antônio Porfírio, fornece alimentos aos restaurantres desde 2019

O produtor de alimentos, Antônio Porfírio, fornece alimentos aos restaurantres desde 2019

“Os alunos conseguiram compreender que os alimentos que eles recebem na cozinha tem toda uma história por trás, que envolve o preparo de solo, semeadura, manejo até a colheita, passando ainda pela higienização, embalagem e transporte”.

Para o estudante do Senac, Rainner Gomes, de 33 anos, a experiência de ir até o meio rural foi interessante para conhecer a complexidade do trabalho do manejo no campo e a dedicação dos agricultores.

O estudante Rainner Gomes gostou da experiência de sair da sala de aula para ir ao meio rural

O estudante Rainner Gomes gostou da experiência de sair da sala de aula para ir ao meio rural

“É muito importante essa visão completa de como é feito o trabalho, de como é realizado o manejo até chegar a nossa cozinha para preparar o final. É muito interessante conhecer todas as técnicas isso vai influenciar inclusive no sabor dos alimentos”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas