Sergipe
Dia de Campo leva conhecimento para aumentar a produtividade do milho em Sergipe

Por: Ascom Faese/Senar
O Dia de Campo realizado pelo Sistema Faese/Senar, no último sábado (15), marcou o início da colheita do milho em Sergipe, um momento de troca de informações relevantes para que o produtor obtenha uma boa colheita. O grão representa 52% da produção agrícola de todo o estado, além de ter alto índice de produtividade. “O agronegócio impulsiona a economia do país, em Sergipe, não é diferente, sendo o milho o principal produto agrícola, nos voltamos a levar conhecimento aos produtores para que fortaleça ainda mais a cadeia produtiva”, reforça o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral.
O público participou de palestras interativas e dinâmicas com os instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar Sergipe. Além dos produtores rurais de diversas regiões do estado, os estudantes dos cursos técnicos e do programa Senar Jovem passaram pelas quatro estações, cada uma delas com um tema voltado à colheita do milho.
Foram discutidos os temas sobre umidade do grão e estimativa de produtividade, para saber o momento correto da colheita, sobre o armazenamento ideal e evitar pragas no pós-colheita, sobre segurança na operação e manutenção de colheitadeiras de milho, que interfere nas perdas caso não seja feita uma regulagem ideal, além da análise do mercado do milho, com informações inclusive sobre o mercado exterior que influencia diretamente no valor do grão.
Para o produtor Paulo Carrapicho, que trabalha há anos com o milho, as orientações dos profissionais agregam para uma colheita bem-sucedida. “Eu percebi aqui que alguns detalhes fazem toda a diferença, principalmente sobre as possíveis perdas que podem acontecer se a colheitadeira por exemplo não estiver bem regulada.”, revela satisfeito o produtor que abriu as portas da Fazenda Carrapicho para o Dia de Campo.

Nas rodovias da região do agreste sergipano, o trânsito de colheitadeiras já é comum, e deve se intensificar na segunda quinzena de outubro. “O município de Carira é o maior produtor do milho do estado e ficamos satisfeitos em receber o dia de campo”, conta o prefeito Diogo Machado, que também esteve no dia de Campo.
FPR | Operação e Manutenção de Colheitadeira
Por meio de um termo de cooperação com a prefeitura, o município de Carira tem a Sala do Produtor Rural e o agente mobilizador Glebson Freitas reuniu tratoristas para realização do curso de Formação Profissional Rural (FPR) em Operação e Manutenção de Colheitadeira, que aconteceu na Fazenda Carrapicho, nos dias 14 e 15 de outubro. Alguns já fizeram curso de aperfeiçoamento com o Senar, voltado para tratores, mas nenhum ainda havia passado por um curso de colheitadeira e saíram satisfeitos com o aprendizado, que devem levar para o campo.
Marcaram presença ainda do Dia de Campo, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Haroldo Araújo Filho, o superintendente Executivo da SEDUC, Ricardo Santana, junto com a diretora regional de Educação 07, Elaine Silva, além do chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria da Agricultura do estado de Sergipe, Arlindo Neto. O assessor especial do gabinete da prefeitura de Carira, Janailson Farias, também participou do evento, prestando todo o apoio para realização do evento.

Matérias Relacionadas

Chuvas provocam impactos negativos e positivos no agro em Sergipe
Volume médio esperado para o estado em maio era de 315 mm, mas até esta sexta-feira (26), foi registrado um acumulado de 455 mm

CNA participa de painéis no congresso da Abramilho
Evento ocorreu na quarta (17)

Setor produtivo e Aliança Internacional do Milho debatem uso de biotecnologias na agricultura
Tema foi tratado na reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA

Sistema CNA/Senar participa da abertura do 1º Congresso da Abramilho
Evento reuniu autoridades, produtores e representantes da cadeia produtiva

Sistema CNA/Senar participa de congresso da Abramilho
Evento acontece na quarta (17), em Brasília

Senar Alagoas prestigia lançamento do programa Prospera no estado
Iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva do milho (grão e silagem) na região Nordeste

Milho é um dos cereais mais nutritivos e versáteis do mundo
Dia Internacional do Milho é celebrado nesta segunda (24)

CNA debate programa Agroplus que capacita o produtor rural na gestão da propriedade
Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas se reuniu na terça (11)

Chuvas provocam impactos negativos e positivos no agro em Sergipe
Volume médio esperado para o estado em maio era de 315 mm, mas até esta sexta-feira (26), foi registrado um acumulado de 455 mm

Platô de Neópolis tem nova turma de aprendizagem rural do Senar Sergipe
Os 17 jovens aprenderão teoria e prática na área de fruticultura, durante o período de aproximadamente um ano, em parceria com as empresas H.Dantas, São Francisco Citrus e Itograss

Senar Sergipe abre inscrições para cadastro reserva de técnico de campo da ATeG
Prazo vai até 12 de junho

Planejamento no campo reduz impactos diante da possibilidade de escassez hídrica em Sergipe
Técnicos de campo do Senar Sergipe e especialista orientam como enfrentar os períodos mais secos. Para este ano, a previsão indica redução no volume de chuva o que pode impactar na produção agrícola