Logo CNA

Santa Catarina

Dia de Campo com produtores da pecuária de leite de Ipumirim foi um sucesso
CNA IMAGEM PRINCIPAL9

O evento teve foco para o período de transição e criação de Bezerras e Novilhas

16 de agosto 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Mais um Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Leite foi realizado com sucesso em Santa Catarina. Desta vez, a programação ocorreu em Ipumirim, no oeste catarinense, na propriedade de Marcia e Roberto Huff. O evento teve foco para o período de transição e criação de Bezerras e Novilhas e foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), com apoio do Sindicato Rural de Ipumirim.

O supervisor técnico Fernando da Silveira explica que as atividades contemplaram abordagem do período de transição de vacas leiteiras pré e pós-parto e criação de bezerras e novilhas. Além de palestra, a programação contou com demonstração de como é a cria e recria e visita às instalações da propriedade. “O evento teve bastante interação e foi extremamente importante para transmitir conhecimentos para que os produtores observassem in loco modelos que podem ser adequados às suas propriedades”.

Com relação à criação de bezerras e novilhas foram destacados aspectos como manejo nutricional e sanitário, bem como aspectos relacionados às instalações. “Nossa avaliação é excelente. Tivemos participação de aproximadamente 50 pessoas e estamos recebendo bons feedbacks dos produtores que estão interessados e solicitam mais informações para implementar as inovações em suas propriedades”.

Além do supervisor técnico, o evento foi organizado pelo supervisor regional do Senar/SC Helder Barbosa e pelos técnicos Gustavo da Silveira e Bruno Matte. O Sindicato Rural de Ipumirim foi representado no evento por Elias Ricardo Siebeneichler.

ENTENDA A ATEG

A Assistência Técnica e Gerencial visa oferecer ao produtor rural um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que priorize a gestão da atividade de forma eficiente e, com isso, permita alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. As oficinas técnicas e os Dias de Campo têm por objetivo trazer informações complementares e trocas de experiências com a finalidade de oferecer acesso a informações práticas e objetivas sobre cada área de atuação.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , ressalta que desde que foi criado em 2016, o programa ATeG na área de pecuária de leite atendeu mais de 5200 produtores em 209 municípios catarinenses. Atualmente, a iniciativa contabiliza 72 grupos com 2.050 produtores no Estado. “A ATeG vem sendo essencial para fortalecer o empreendedorismo no campo, gerando mais produtividade e rentabilidade para as famílias”.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , os significativos resultados são realidade porque há um trabalho feito com comprometimento e dedicação por todas as equipes e parceiros envolvidos nos programa. “Cada vez que visitamos uma propriedade ficamos orgulhosos por ver de perto que o produtor realmente coloca em prática as técnicas de gestão, genética, manejo, entre outras melhorias oportunizadas pela ATeG”.

A coordenadora da ATeG SC Paula Coimbra Nunes observa que, com a ATeG, o produtor explora novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. “São dois anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizados de acordo com a produtiva. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região”, finaliza.

Matérias Relacionadas