Logo CNA

Dia de campo apresenta primeiros resultados do Projeto Forrageiras para o Semiárido em Minas Gerais
Whats App Image 2019 05 02 at 10 37 36

Evento reuniu produtores rurais e técnicos em Montes Claros

2 de maio 2019
Por Instituto CNA

Brasília (02/05/2019) – O Projeto Forrageiras para o Semiárido reuniu, nessa semana, 60 produtores e técnicos em um dia de campo no município de Montes Claros, Minas Gerais, para apresentar os resultados preliminares da iniciativa na região.

O projeto é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foca em avaliar o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido para recomendação de novas opções de fonte de alimento para os rebanhos.

"O dia de campo foi ótimo. Foram apresentados os resultados obtidos no primeiro ano do Projeto e também falamos sobre a palma forrageira que não é uma cultura comum no estado e os produtores ficaram bastante interessados", afirmou a assessora técnica do Instituto CNA, Ana Carolina Mera.

Segundo Ana Carolina, outro ponto importante debatido com os produtores rurais no dia de campo foi o cultivo das culturas lenhosas (gliricidia e leucena).

“A leucena é considerada planta invasora no estado e muitos produtores apresentam restrições em usar a cultura. Porém, o projeto vem mostrando que quando manejada corretamente essa cultura pode ser muito vantajosa para os produtores, uma vez que apresenta elevadíssimo teor de proteína”.

A CNA pretende realizar pelo menos um dia de campo por Unidade de Referência Tecnológica (URT), locais onde são feitas as pesquisas do Forrageiras para o Semiárido nas propriedades rurais. Ao todo existem 13 URT's que foram implantadas em todos os estados da região Nordeste, além da região norte de Minas Gerais.

"Embora sejam dados preliminares, que ainda não nos permitem fazer recomendações, já são informações bastante interessantes para os produtores rurais, por isso planejamos fazer esse compartilhamento dos dados técnicos com o público em geral", explicou Ana Carolina.

Além de Montes Claros (MG), Fortuna, no Maranhão, também já recebeu o dia de campo do Forrageiras. Nesta sexta-feira (3), será a vez de São Raimundo Nonato, no Piauí.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas