Logo CNA

Sergipe

Dia da Mulher é marcado por reunião da Comissão Estadual de Mulheres do Agro de Sergipe
Whats App Image 2024 03 08 at 18 33 22 1

Objetivo é trazer as mulheres para o debate técnico e fomentar o engajamento do público feminino  

8 de março 2024

Por: Samara Fagundes

Fonte: Ascom Faese/Senar

Nesta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Sistema Faese/Senar realizou a primeira reunião da Comissão Estadual de Mulheres do Agro de Sergipe, após o lançamento da Comissão, que aconteceu durante o Sealba Show, em fevereiro.

O superintendente do Sistema Faese/Senar, Denio Augusto Leite começou a reunião esclarecendo os objetivos da comissão, que segue os princípios da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, e de outras comissões do Sistema CNA/Senar, que discutem pautas em defesa dos produtores rurais.

“Nós precisamos de uma comissão que discuta todos os assuntos relacionados ao agro, mas agora com a visão feminina, tendo a oportunidade para representar o agro sergipano, nas discussões políticas, seja sobre sucessão familiar, segurança/violência no campo, crédito rural ou mesmo a educação”, explicou o superindente.

Podem participar da comissão, todas as mulheres produtoras rurais, técnicas e profissionais do agro, que vivenciam as demandas e podem contribuir para o fortalecimento e representatividade da mulher no agro, que possam doar o tempo, o capital intelectual, para opinar e acrescentar com informações que contribuam para o desenvolvimento do agronegócio e demistificar informações equivocadas sobre o setor.

O objetivo é trazer as mulheres para o debate técnico, fomentar o engajamento do público feminino, seja na defesa de pautas no legislativo, na rede de interlocução e diálogo, educação de qualidade e ainda na contribuição em pautas transversais.


A presidente da Comissão Estadual, Marivânia Félix, apresentou o Plano de Ação para 2024, com a linha do tempo, as propostas, ações treinamentos e reuniões online e presenciais ao longo dos meses, a partir da reunião, tem-se um ponto de partida. ‘‘O objetivo é aumentar a participação as mulheres nas mesas de discussões e nas tomadas de decisões, com o fortalecimento e crescimento do agronegócio sergipano.’’, reforça a presidente.

Participaram ainda da reunião, a técnica em agronegócio Joseane Dias Soares, de Estância, a médica veterinária e produtora de leite Rafaela Lima, de Nossa Senhora da Glória, a produtora rural Gilná Souza Xavier, de Porto da Folha, a coordenadora pedagógica Carla Aparecida, que apresentou o Senar Sergipe e como a instituição pode contribuir com os cursos e treinamentos para este público. As mulheres puderam ainda contribuir com suas experiências no campo e estão entusiasmadas com a mais nova missão.

Matérias Relacionadas