Logo CNA

São Paulo

Curso do SENAR-SP ensina como evitar e combater pequenos incêndios

É oferecido em todo o Estado de São Paulo para os interessados em aprender sobre o tema.

9 de maio 2022

Por: SENAR-SP

Fonte: Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Site incendio

Em 2021, até agosto foram registados 2.277 focos de incêndio em todo o Estado de São Paulo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o segundo maior número desde o início da série histórica, em 1998. Uma das medidas mais eficazes para reduzir esses incidentes é oferecer treinamento a produtores, trabalhadores e demais pessoas que atuam no campo. Para isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP) oferece o curso “Prevenção e Combate a Incêndio - Noções Básicas".

Instrutor do curso há 13 anos, formado em Engenharia Ambiental e de Segurança do Trabalho, Ricardo Fenólio atua na região do Sindicato Rural de São João da Boa Vista, ministrando aulas em 15 municípios. Ele explica que o curso de Prevenção e Combate a Incêndios tem turmas que variam entre 11 e 21 pessoas. São, em maioria, trabalhadores e produtores rurais.

Instrutor do mesmo curso pelo Sindicato Rural de Paraguaçu Paulista, Anderson Henri Lopes é bacharel em Arquitetura, Tecnólogo em Design de Interiores e Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Na atividade desde 2006, ele calcula que já ministrou mais de três mil cursos na área.

Ele explica que o curso tem carga horária de 16 horas, sendo aplicado em dois dias, um para a aula teórica e outro para a prática. É oferecido pelo SENAR-SP, o aluno tem a oportunidade de aprender um pouco sobre quais os elementos necessários para surgimento de um fogo, de que forma ocorre sua propagação no campo, os tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários. Além disso, os participantes estudam um pouco sobre os riscos mais comuns de acidentes que uma pessoa pode estar exposta no combate a incêndio, e ainda, uma base sobre primeiros-socorros.

Na aula prática, os alunos aprendem a fazer os abafadores, aceiro e apagar princípios de incêndio, também sobre os tipos de ferramentas e equipamentos que podem ser utilizados para extinção do fogo, e quais os tipos de incêndios comuns que ocorrem.

Principais dúvidas

Segundo Ricardo Fenólio, entre as dúvidas mais frequentes dos participantes está a questão do uso fogo contra fogo, que é utilizado em alguns casos, mas, se não for feito da forma correta, pode trazer sérios danos ao meio ambiente. “Outra que é bastante comentada é quando falamos da propagação do fogo, neste caso da convecção de sua propagação. O fogo é mais rápido e usamos a técnica do aceiro emergencial”, explica.

Além do conteúdo oficial, os instrutores procuram agregar informações atualizadas sobre queimadas que ocorreram em todo o Brasil, no Estado de São Paulo e, quando possível, na região onde o curso está sendo realizado. “É importante mostrarmos esses números até mesmo para conscientização dos riscos à saúde, bem como o impacto ambiental dessas queimadas”, ressalta Ricardo Fenólio. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado “O mais importante é que assumem o compromisso de querer aprender para serem multiplicadores desse conhecimento, levando para mais e mais pessoas esse aprendizado que é oferecido pelo SENAR-SP”, acrescenta o instrutor.

A atividade foi criada mediante relatos de perdas patrimoniais, ambientais e humanas, que atinge a fauna e a flora, acarreta ônus aos proprietários rurais à medida que, em alguns casos, são multados em casos de incêndios em suas propriedades, com prejuízos de todas as ordens. Tem relevância no Estado de São Paulo e desperta interesse de produtores, trabalhadores rurais e familiares, além das empresas agropecuárias, como usinas e outras.

Matérias Relacionadas