Logo CNA

São Paulo

Curso do Senar-SP enfoca uso de condimentos na culinária caseira
Condimentos na Culinaria BANNER

Conhecimentos e técnicas para alimentação de melhor qualidade e redução do desperdício

18 de outubro 2022

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Há tempo vivemos em um mundo em que predomina a alimentação industrializada, sobretudo nas grandes cidades. Mas muitas pessoas estão percebendo a necessidade de voltar às origens, consumindo mais produtos naturais, seguindo a máxima do “descasque mais, desembale menos”. Com este propósito, os cursos da área de Promoção Social do Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), focados no preparo dos alimentos de uma forma mais saudável, vêm auxiliando muitos alunos. Um deles é o “Uso de Condimentos na Culinária Caseira”, que objetiva ensinar o processamento de alimentos com benefícios para a saúde, por meio de técnicas artesanais.

“A procura por novos conhecimentos e técnicas na alimentação está aumentando muito. As pessoas querem uma mesa mais saudável para sua família”, analisa Alessandra Barbosa, instrutora do Senar-SP, que ministrou recentemente o curso em Piacatu e já tem nova turma agendada para novembro, em Penápolis. Ela conta que a maior parte do público é composta por mulheres, além de alguns homens, também interessados em prover um cardápio mais natural para suas famílias. “Depois da pandemia, a procura se intensificou, porque as pessoas estão mais alertas em relação às doenças, querem aumentar a imunidade e sabem que a alimentação é fundamental para isso”, analisa Alessandra.

Nos dois dias de aula, a instrutora ensina desde a higienização dos vegetais, temperos e ervas aromáticas, passando pelas técnicas de desidratação, até a embalagem e rotulagem das preparações. A substituição dos temperos industrializados, cheios de sódio, por especiarias naturais é um hábito importante para quem quer melhorar a qualidade do que come.

Em contato com uma culinária diversificada, rica em nutrientes e saborosa, os alunos aprendem a fazer sachês de ervas aromáticas, caldos de frango, antepastos, molhos naturais, patês com especiarias, azeite e vinagre aromáticos, sal de ervas, entre outros itens. “O curso foi maravilhoso. Mesmo já sabendo cozinhar, aprendi a preparar muitos alimentos novos e saudáveis, utilizando as ervas aromáticas”, relata Aparecida Dantas, participante do módulo em Piacatu e frequentadora assídua dos cursos do Senar-SP.

Não ao desperdício

O módulo ainda aborda a necessidade de evitar o desperdício e reduzir a quantidade de resíduos, aproveitando todas as partes do alimento, sempre que possível. Ao se analisar os hábitos dos brasileiros, percebe-se como disseminar esse conceito é fundamental. De acordo com pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizada em 2020, cada família no país desperdiça nada menos que 128 quilos de comida por ano. O descarte de alimentos é bastante preocupante, mas a boa notícia é que 94% dos entrevistados declararam que desejam alterar seus hábitos.

Com as aulas do Senar-SP, pretende-se a mudança para hábitos saudáveis de muitas pessoas do meio rural.

Para informações sobre cursos e programas do Senar-SP, consulte o sindicato de sua região ou acesse:

faespsenar.com.br/cursos

Matérias Relacionadas