Logo CNA

Tocantins

Curso do Senar busca atender demandas por tratoristas qualificados
Tratorista

Capacitação visa proporcionar aos participantes conhecimentos que os permitam atuar na manutenção preventiva e corretiva de tratores

23 de março 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

“Está fazendo uma grande diferença na minha vida profissional, pois aprendi os símbolos universais, sistema de alimentação, refrigeração, elétrico, lubrificação de motor, dentre outras práticas realizadas”. A engenheira agrônoma e participante do curso do Senar, Marilene Alves, relata com entusiasmo o conteúdo que recebeu.

“A demanda pelo curso tem crescido bastante aqui na região, estamos à disposição dos sindicatos rurais e prefeituras. Nosso foco está nos pequenos produtores e nas empresas que atuam no setor”, destaca o coordenador regional, Marcelo Borges. A capacitação oferecida pelo Senar visa proporcionar aos participantes conhecimentos que os permitam atuar na manutenção preventiva e corretiva de tratores. Com isso, ele espera que aumente o desempenho e rendimento de produtores e trabalhadores rurais.

Para o instrutor do Senar, Valter Pin, dominar as técnicas de manutenção e operação de uma máquina prolonga a vida útil do maquinário: “a operação inadequada pode trazer custos adicionais e desnecessários para o produtor; geralmente, a mão de obra que opera as máquinas é desqualificada e com baixo grau de instrução, e isso felizmente está mudando”, destaca Valter.

Alguns dos temas abordados em aula, focaram nos componentes do trator, manutenção preventiva, segurança do trabalhador (uso de EPIs), indicadores e medidores do painel, sistema hidráulico, desempenho e limpeza do trator. Douglas Borges, farmacêutico e filho de pequenos produtores na região do Trevo da Praia, no sul do estado, disse que se sente mais seguro para as tarefas na propriedade: “esses dias possibilitaram uma boa bagagem de informações e o conhecimento de questões fundamentais para se operar uma máquina”, declarou.

Matérias Relacionadas