Logo CNA

Minas Gerais

Curso de Saúde e Atenção ao Idoso aborda formas de prevenção à Covid-19 em São João do Manteninha

12 de maio 2020

Por: SENAR MINAS

Os idosos estão no principal grupo de risco da infecção pela Covid-19. Por este motivo, o curso de Saúde e Atenção ao Idoso do Sistema Faemg/Senar Minas tem apresentado um conteúdo que instrui os participantes sobre como atuar nesse período de pandemia.

Em São João do Manteninha, no Vale do Rio Doce, o Sindicato dos Produtores Rurais de Mantena promoveu o curso de Saúde e Atenção ao Idoso para oito participantes, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O evento, que se encerrou na última sexta-feira (8), teve o apoio da Prefeitura de São João do Manteninha.

“Nesse período, todos os cursos promovidos pelos Sindicatos em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas recebem a autorização das respectivas prefeituras municipais para que possam acontecer, mediante a obrigatoriedade do uso de máscaras e de um distanciamento entre os participantes. As recomendações das prefeituras vão ao encontro das preocupações do Sistema Faemg/Senar Minas, que redobrou os cuidados com a higiene durante a realização dos seus eventos”, explicou o mobilizador Robério Francisco Costa.

Durante cinco dias, os participantes receberam as orientações da instrutora Rebeca Lage Bretas, que, além de ensinar o conteúdo original do curso, explicou também sobre o Covid-19 e as maneiras de se precaver durante a pandemia.

“Logo que começamos o curso destacamos a necessidade de lavar as mãos constantemente. E apesar de parecer algo simples, é um hábito fundamental para se precaver diante dessa pandemia que assola todo o mundo. Ainda no início, falei sobre o Covid-19, formas que se pode contrair o vírus, a obrigatoriedade do uso da máscara, a forma correta de se colocar e retirar a máscara. Além disso, abordamos outros temas que já faziam parte do conteúdo do curso, como troca de fraldas, higiene bucal, entre outros”, afirmou a instrutora.

Ainda de acordo com Rebeca Lages, todo o local de realização do curso foi higienizado diariamente, os participantes usaram máscaras, álcool gel e mantiveram o distanciamento mínimo exigido como forma de precaução ao COVID-19.

“A nossa intenção era também mostrar aos participantes que eles deviam agir assim em casa e especialmente diante dos idosos. Uma participante cuida de um idoso e outros tinham idosos em casa. Por isso, eles tiveram todo o interesse em aprender tudo aquilo que explicamos sobre a pandemia, o Covid-19 e a melhor maneira de cuidar da saúde e dar atenção a esses idosos”, finalizou.

Matérias Relacionadas