Logo CNA

Paraná

Curso de empreendedorismo chega ao público rural
Empreendedorismo

Futuramente, treinamento desenvolvido pela ONU e operado pelo Sebrae-PR deve entrar no catálogo do SENAR-PR

18 de outubro 2023

Para fortalecer o empreendedorismo no meio rural, o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) estão implantando o curso Empretec Rural, a partir de uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) . Há 30 anos, esse treinamento vem tornando realidade o sonho de diversos empreendedores do meio urbano no Paraná, onde já capacitou mais de 14 mil pessoas. Agora, chegou a vez dessa iniciativa se voltar para o campo.

"Há muitos anos, o SENAR-PR já trabalha essa questão do empreendedorismo no meio rural de forma bastante madura. Essa parceria com o Sebrae, pela qual estamos trazendo o Empretec Rural para o Paraná, é mais uma ação nessa direção, visando desenvolver no nosso produtor rural características de comportamento empreendedor."

Débora Grimm, diretora-técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR

No Brasil, o Sebrae-PR tem a exclusivamente de desenvolver o treinamento, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) .

A primeira turma-piloto, com seis dias de imersão, aconteceu em Pato Branco, na região Sudoeste, entre 7 e 12 de agosto. A escolha do local deveu-se ao perfil do público participante. “Muitas coisas levaram a isso. Além da vocação produtiva da região, o fato de já termos um pedido do próprio sindicato [rural], que tem feito uma mobilização muito interessante com um grupo mais jovem”, aponta o consultor de produtos do Sebrae-PR, João Luís Moura.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco , Sinauri Bedin, a entidade promoveu uma intensa seleção dos candidatos para o curso.

"Escolhemos os possíveis participantes a dedo. Selecionamos pessoas que acreditamos ter potencial para a iniciativa e fizemos uma reunião prévia, explicando a proposta aos candidatos."

Sinauri Bedin, presidente do Sindicato Rural de Pato Branco

Para a facilitadora do Empretec Rural Elaine Galon, responsável pelas entrevistas prévias, a proposta demanda envolvimento físico, psicológico e emocional dos candidatos. Inclusive, a participação no Empretec ocorre apenas uma única vez, por ser uma metodologia vivencial.

“Para que o candidato aproveite essa vivência é preciso que esteja em um momento em que se sinta bem em todos os aspectos”, afirma. “A pessoa tem que se propor a imersão e organizar a agenda para poder se dedicar durante esses seis dias, porque aplicamos o comportamento empreendedor na prática na fundação e na operação de uma empresa. É uma imersão bem intensa e transformadora”, complementa Alyne Chicocki, aluna da turma de Pato Branco.

Após a primeira experiência na região Sudoeste do Paraná, outras turmas do Empretec Rural devem ser organizadas no meio rural por meio da parceria do Sebrae-PR e SENAR-PR. “O trabalho do SENAR-PR é comprometido com o empreendedor rural e o produtor paranaense precisa disso”, finaliza Elaine. Futuramente, esse treinamento deve fazer parte do catálogo de cursos do SENAR-PR .

Matérias Relacionadas