Logo CNA

Santa Catarina

Curso Cadec gratuito capacita para o modelo de negócio do produtor integrado
CNA IMAGEM PRINCIPAL11

Participação é gratuita e as matrículas podem ser feitas no https://eadsc.senar.com.br/.

21 de julho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Reconhecido como um dos mais procurados pelos produtores rurais, o curso CADEC (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração) está com as inscrições abertas no Portal de Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A participação é gratuita e as matrículas podem ser feitas no https://eadsc.senar.com.br/ .

Após participar do curso no período de abril a junho deste ano, Edisséia Sordi, que atua no Sindicato Rural de Seara, Oeste catarinense, costuma relatar aos produtores rurais o quanto a capacitação é importante para compreender melhor as regras sobre a Lei da Integração e os benefícios que ela traz. “Soube do curso pelas redes sociais e imediatamente decidi participar. A capacitação é uma ótima oportunidade, principalmente, para o integrado que quer compreender a Lei da Integração e busca capacitar-se para conduzir reuniões e fazer o gerenciamento de seus custos de produção”.

O curso aborda as novidades da Lei nº 13.288/2016 para o modelo de negócio do produtor rural integrado, incorporando as técnicas de organização e condução de reuniões, negociação e o gerenciamento de custos de produção para obtenção de melhores resultados nas negociações com a agroindústria. “Nosso público-alvo é o produtor rural e, por isso, foi fundamental compreender a lei, tanto para acompanhar as reuniões quanto para esclarecer dúvidas dos produtores”, ressalta Edisséia.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , explica que o curso está organizado em quatro módulos, a carga horária é de 30 horas, as aulas são 100% on-line e, no final, os participantes recebem certificados. “A capacitação é importantíssima para preparar o produtor, pois nas CADECs são discutidos todos os assuntos que impactam os integrados e a integradora e as decisões devem refletir o consenso”.

OUTRAS OPORTUNIDADES DE CAPACITAÇÃO

A coordenadora de Educação a Distância do Senar/SC, Kátia Zanela , explica que todos os cursos oferecidos no portal estão organizados por áreas de formação. “Dessa forma, alunos conseguem aprofundar seus conhecimentos sobre as cadeias produtivas que mais se destacam no agronegócio do estado. Além disso, o público tem acesso à Estante Virtual, que conta com todos os conteúdos da Coleção Senar, como cartilhas, vídeos e podcasts”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi , ressalta que o Portal EAD veio para somar às demais ações de capacitação, formação profissional e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecidas pela entidade. “Com essa ferramenta de ensino, os produtores e trabalhadores rurais podem estudar quando e o quanto quiserem direto de seu computador ou celular, além de contarem com o apoio de monitores para esclarecer dúvidas. Outra vantagem é o certificado on-line e gratuito”.

Também estão com as inscrições abertas os seguintes cursos: Produção e comercialização de carne ovina (parceria com a Embrapa); Crédito Fundiário; Manejo de Pastagens (parceria com a Embrapa); Negócio Certo Rural (parceria com o Sebrae); Informática e internet básica; Excel básico; Proteção de nascentes; Fixação biológica de nitrogênio; Cuidados com tuberculose, brucelose e tripanossomose; Correção e acidez do solo, Drones: conceitos, legislação e operação; e Aplicação de defensivos agrícolas.

Matérias Relacionadas