Crianças aprovam live na fazenda sobre produção de alimentos
Inciativa inédita teve o objetivo de aproximar o público infantil do meio rural e proporcionar diversão e aprendizado durante a pandemia
Brasília (15/08/2020) – O Sistema CNA/Senar promoveu um passeio virtual, no sábado (15), para mostrar às crianças alguns detalhes da rotina de uma propriedade rural e os cuidados com o manejo de vacas leiteiras, ovelhas e galinhas para a produção de alimentos.
A inciativa inédita teve o objetivo de aproximar o público infantil do meio rural e proporcionar diversão e aprendizado para as crianças durante a pandemia.
Na live, transmitida diretamente do Ranho Paraná, em Brazlândia (DF), o técnico de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Thiago Campos, mostrou a importância do produtor rural para a produção de alimentos que estão presentes no dia a dia.
“Essa foi uma maneira de compartilhar um pouco da rotina do meio rural para que as crianças que vivem na cidade conheçam a rotina do campo e valorizem os produtores rurais. Mostramos a importância da produção para o consumo de alimentos de forma sustentável e saudável”, destacou.
Ao vivo, Thiago e o produtor rural Francisco Jakubowski de Carvalho coletaram ovos no galinheiro e responderam perguntas das crianças. Os pequenos espectadores acompanhavam tudo atentamente. Foi o caso da Cecília, que quis saber quantos ovos uma galinha bota.
“Uma galinha bota em média um ovo por dia. Todos os dias de manhã, o produtor verifica se há ovos e faz a coleta. Esse ovo serve como ingrediente para bolos, crepioca e até para o chantilly”.
O técnico do Senar, Thiago Campos
Thiago ainda montou uma égua Mangalarga Marchardor, raça tipicamente brasileira, e apresentou a arara Lara, que está se recuperando no rancho. Depois de ter sido roubada e chegar ao local machucada, o animal deverá ser solto na natureza na próxima semana.
As crianças aprovaram a iniciativa e ficaram bastante curiosas sobre a rotina no campo.
Gabriel aprovou a iniciativa
Gabriel, de 11 anos, acompanhou a transmissão ao vivo. “Gostei muito da live da Fazendinha, principalmente quando ele montou na égua e mostrou a arara. Espero que tenham outras lives como essa”.
Aprender mais sobre os animais foi o que mais despertou atenção da Elisa, de 8 anos. “As galinhas botam os ovos e ficam em cima para aquecê-los. Foi muito legal”.
Durante a live as crianças também se divertiram com a participação do mágico Daniel Duarte e seu boneco ventríloquo, que interagiu o tempo todo com os participantes.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor