Notícias
Corrida Agro Fraterno promove saúde e solidariedade em Brasília
Evento arrecadou mais de nove toneladas de alimentos para doação
Representantes das entidades organizadoras da iniciativa
Brasília (12/12/2021) – A Corrida Agro Fraterno, promovida pelo Sistema CNA/Senar, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelas entidades do Instituto Pensar Agro (Ipa), promoveu saúde e solidariedade no domingo (12), em Brasília.
“Ninguém queria a pandemia ou ver as pessoas passando fome. O agro segurou a economia brasileira durante a crise e temos a satisfação de, em um momento como esse, entregar ainda mais alimentos para quem precisa”, afirmou o consultor da CNA e presidente do Ipa, Nilson Leitão.
Renata D’Aguiar (ao lado da ministra Tereza Cristina) recebeu as doações pelo Instituto Reciclando o Futuro
O evento reverteu todos os recursos arrecadados e doou mais de 9 toneladas de alimentos para duas instituições de caridade: Associação Casa de Apoio de Ceilândia (ACAC) e Instituto Reciclando o Futuro.
“Esse apoio é fundamental. Além de incentivar a solidariedade e o esporte na nossa sociedade, vai nos ajudar a atender milhares de famílias que tiverem a situação de vulnerabilidade ainda mais agravadas durante a pandemia”, disse a representante do Instituto Reciclando o Futuro, Renata D’Aguiar.
“Está sendo uma benção e uma grande emoção para nós. Atendemos a mais de nove mil famílias que estão sofrendo ainda mais com o desemprego e a falta de alimento agora. Com a ajuda da Corrida Agro Fraterno, poderemos proporcionar um Natal sem fome para milhares de pessoas”, declarou a presidente da ACAC, Joana D’Arc de Jesus.
Corrida reuniu quase 4 mil participantes
A corrida reuniu, aproximadamente, quatro mil atletas e teve percursos de 10 km e 5 km em três categorias: masculino, feminino e pessoas com necessidades especiais (PNE). Foram distribuídos R$ 40 mil em premiação, além de troféus e descontos em cursos da Faculdade CNA para os três primeiros colocados em cada categoria.
“É o coroamento de um gesto de fraternidade. O agro produziu na pandemia, abasteceu o Brasil, mas também atendeu aos mais vulneráveis com essas cestas distribuídas”, destacou a ministra da Agricultura Tereza Cristina.
A cerimônia de premiação contou com a presença do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e da embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, além de autoridades políticas e representantes do setor agropecuário. A iniciativa também teve atrações como food trucks, Feira Segura com produtores rurais e brinquedos infláveis.
“Esse evento mostra a capacidade de mobilização do agro e que a população urbana acredita no nosso setor, além de promover uma aproximação com o esporte”, falou Daniel Carrara.
Daniel Carrara, Tereza Cristina e Nilson Leitão na entrega da premiação
A iniciativa faz parte do Movimento Agro Fraterno , ação que uniu o setor agropecuário para garantir doações de alimentos e estimular a solidariedade durante a grave crise gerada pela pandemia da Covid. A campanha já registrou a doação de mais de 2,2 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil.
A corrida teve patrocínio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), CropLife Brasil, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
Ministra Tereza Cristina prestigiou os produtores rurais da Feira Segura
Esporte e empatia
Para o vencedor na categoria 5 km, Pablo Fagundes da Costa, de Anápolis (GO), a Corrida Agro Fraterno conseguiu unir duas ações importantes em um mesmo evento: promover a qualidade de vida e ajudar as pessoas mais necessitadas.
“É uma competição que valoriza atletas profissionais e amadores, além de arrecadar alimentos para pessoas que talvez tivessem dificuldades de alimentação no Natal”.
Pablo Fagundes da Costa
Neci Campos Alves, do Novo Gama (GO), participou da prova de 5 km com o filho Abel Campos Sousa, na categoria PNE. Ela ressaltou os benefícios do esporte no tratamento do jovem e a alegria de poder ajudar ao próximo.
“É muito bom saber que com um pouquinho você está contribuindo com o outro. De grão em grão a gente vai juntando e pode fazer uma grande diferença. Nesse momento de dificuldade, em que tanto se fala de empatia, aqui eu estou vendo ela colocada em prática”.
Neci e Abel na largada da prova
Confira todas as fotos do evento aqui .
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo e Rafael Osler
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA/
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte