Logo CNA

Comitiva do Agrobrazil conhece fazenda de ostras em Santa Catarina
Whats App Image 2023 03 14 at 17 55 47

Missão é realizada pela CNA e Faesc de 14 a 17 de março

14 de março 2023
Por CNA

Ribeirão da Ilha, SC (14/03/2023) – O estado de Santa Catarina é responsável pela produção de cerca de 90% das ostras do país e a atividade representa uma importante fonte de renda para produtores do estado.

Para conhecer um pouco desse potencial, a comitiva formada por diplomatas e representantes de seis delegações estrangeiras conheceu, na terça (14), a Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, em Ribeirão da Ilha, litoral de Santa Catarina.

Imagem

No primeiro dia da missão, os diplomatas e representantes das embaixadas da Bélgica, Uruguai, Paraguai, Reino Unido, Nigéria e Moçambique, tiveram a oportunidade de acompanhar, de um barco, todo o processo de cultivos de ostras na fazenda marinha.

A propriedade se tornou referência na produção de ostras, vieiras e mexilhões na região e está localizada no extremo sul da Ilha de Florianópolis (SC).

A fazenda produz ostras da espécie Gigas e Nativa, além de Vieiras e Mariscos. Anualmente, produz cerca de 150 toneladas de ostras e emprega diretamente 16 pessoas – entre engenheiros e auxiliares de aquicultura.

Imagem

De acordo com a gerente da fazenda, Gislaine Figueiredo, a empresa conta há quase dois anos com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Gislane afirma que o trabalho que o Senar desenvolve na região, com os pequenos produtores de ostras é muito importante. “Ajudam desde a formulação do custo de produção até a gestão da propriedade”, diz.

Segundo a gerente, a fazenda foi a primeira empresa em Florianópolis apta a receber, depurar, acondicionar, rotular, armazenar e expedir moluscos.

Imagem

Durante a visita, o grupo também conheceu o trabalho que o Governo de Santa Catarina tem feito em relação à aquicultura e mais especificamente de maricultura no estado.

O AgroBrazil é um programa desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para representantes de delegações estrangeiras e permitir um contato próximo e direto entre os diplomatas e os produtores rurais brasileiros.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas