Logo CNA

Comissão Nacional de Irrigação conhece projetos de irrigação no oeste da Bahia
Comissao Irrigacao Oeste Bahia

Visitas técnicas foram realizadas nesta sexta (7)

10 de julho 2023
Por CNA

Brasília (10/07/2023) - A Comissão Nacional de Irrigação realizou visita técnica em regiões e propriedades rurais do Oeste da Bahia, na sexta (7), para conhecer projetos e o desenvolvimento sustentável das áreas irrigadas.

Participaram das atividades o presidente da Comissão Nacional de Irrigação, David Schimdt, a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, o consultor, Bruno Marques e o assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia, Romulo Alexandrino.

Imagens aéreas da região do oeste da Bahia Imagens aéreas da região do oeste da Bahia

“A região do oeste baiano apresenta um grande crescimento principalmente no setor agropecuário. Além disso, apresenta um enorme potencial para a agricultura irrigada“, destacou Schimdt.

Os técnicos puderam sobrevoar a região para observar o crescimento das áreas irrigadas, os sistemas de acumulação de água em piscinões e visitaram uma propriedade de algodão. “A região é conhecida pela alta qualidade e produtividade da fibra”, disse Jordana.

Bruno Marques, Romulo Alexandrino e Jordana Girardello durante visita na fazenda de algodão Bruno Marques, Romulo Alexandrino e Jordana Girardello durante visita na fazenda de algodão

Eles conheceram também um perímetro de irrigação de um projeto público, no município baiano de Riachão das Neves, no médio São Francisco (BA).

A captação de água é realizada por meio de uma estação de bombeamento, levando água aos lotes por sistemas pressurizados. O projeto Nupeba possui 91 lotes familiares e 54 lotes empresariais.

A equipe visitou, ainda, projetos de irrigação em duas propriedades rurais localizadas no perímetro público de irrigação - uma produtora de banana e outra de cacau.

De acordo com Jordana, a região está se desenvolvendo para ser uma grande produtora de cacau. E já conta com um viveiro com capacidade para 500 mil mudas, sendo ampliado para dobrar a produção até o final do ano. A fruticultura é predominante no perímetro, com destaque para a banana, que ocupou 74% da área cultivada do projeto, em 2021.

Produção de banana em perímetro irrigado Produção de banana em perímetro irrigado

“A propriedade que visitamos faz todo o processo, desde a produção do fruto, passando pelo preparo do produto, da embalagem e da distribuição para grandes redes de supermercados do Brasil”, disse Jordana.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação