Logo CNA

São Paulo

Com o Slogan "Eu sou a força que vem do campo", SENAR-SP promove Encontro Estadual de Coordenadores
Encontro Coordenadores dias22e23 9

O evento reuniu mais de 200 coordenadores de todo o Estado para palestras técnicas sobre diversos temas, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e melhorias nos resultados.

4 de julho 2022
0

Realizado ao longo dessa semana, terminou hoje (24/06) o Encontro Estadual de Coordenadores do SENAR-SP, que aconteceu no Hotel Fazenda Areia Que Canta, em Brotas (SP). Com o Slogan “Eu sou a força que vem do campo”, o SENAR-SP promoveu uma semana de intercâmbio de experiências entre os técnicos e os mais de 200 coordenadores de todo o Estado, além de lideranças e gestores ligados ao agronegócio, integrantes da rede sindical e membros da diretoria e superintendência do Sistema FAESP/SENAR-SP e do SEBRAE- SP.

A programação oficial foi aberta com o pronunciamento do presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles, que chamou a atenção para um dos principais objetivos do Encontro “Estamos aqui para reforçar o espírito de união que sempre manteve forte o nosso setor e a nossa Federação. Juntos, seguimos vencendo desafios e gerando novas oportunidades para o agronegócio paulista e brasileiro”, declarou.

Também participaram o Tirso de Salles Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP e vice-presidente da FAESP e Aldo Dalasta, presidente do Sindicato Rural de Brotas. “Nosso objetivo aqui é nos unir ainda mais e fortalecer nossas atividades na base. Os coordenadores são fundamentais na atuação do SENAR-SP, da FAESP, do SEBRAE, na sustentabilidade da cadeia produtiva e, inclusive, dos sindicatos, que são articuladores e realizadores de todas as nossas ações”, disse o vice-presidente da FAESP.

Divididos em grupos, durante quatro dias os coordenadores assistiram as apresentações de gestores e técnicos do Sistema FAESP/SENAR-SP sobre diversos temas. O objetivo do Encontro foi promover a troca de experiências entre os participantes, despertar para a valorização de lideranças e colaboradores, além de criar sensibilização e impacto emocional. Foi também a oportunidade de promover debates, em um forte espírito de união e conexão em torno do interesse comum de aumento da performance e eficiência de resultados.

Para Manuela Alves, coordenadora do Sindicato Rural de São José dos Campos, essa experiência proporcionou algo que considera totalmente relevante nos programas oferecidos pelo SENAR-SP. “Desde que eu comecei a atuar, uma coisa que me motiva é o fato de conseguir ver as pessoas crescendo através dessas qualificações, seja em nível profissional ou social, dentro da comunidade e de organizações. É uma experiência gratificante, porque eu acredito muito no projeto do SENAR-SP. É uma ponte de educação, de conhecimento e de conscientização sobre o potencial que tem o meio rural do nosso país”, comentou

Tiago Stabile, coordenador do SR de Nuporanga, agradeceu a oportunidade de verdadeira imersão que o Encontro proporcionou, no contato com os técnicos e na troca de experiências com outros coordenadores de diferentes regiões. “Atuando como coordenador, e por meio dos programas do SENAR-SP, eu sempre digo que podemos mudar vidas, porque o conhecimento não tem fronteiras. É uma grande oportunidade que o Sistema FAESP/SENAR-SP e o SEBRAE oferecem de levar o conhecimento para o homem do campo, para o trabalhador. É muito gratificante quando, ao final de um curso, as pessoas agradecem o excelente conhecimento que obtiveram”, disse.

Primeiro ciclo de palestras: os programas do SENAR-SP

As palestras técnicas foram apresentadas por Jair Kaczinski, gerente técnico do SENAR-SP, que falou sobre o Programa de Assistência Técnica Gerencial (ATeG); Teodoro Miranda, chefe da área de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, que apresentou os novos cursos do SENAR-SP e os programas no formato EAD; Claudete Morandi, chefe da área de Promoção Social do SENAR-SP, que trouxe os resultados dos projetos AlimentAção, das áreas de esporte e lazer, além de destacar o programa Viola Caipira e o novo curso de macramê.

Ainda nesse primeiro ciclo de palestras, Michelle Sabino, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos, abordou o tema: ALI Rural – Agente Local de Inovação; Roberto Duarte, gerente de Serviço de Saúde / Programa Promovendo a Saúde no Campo, falou sobre projetos na área da saúde do SENAR-SP; e Maria Lucia Ferreira, diretora da FAESP e chefe do Departamento da rede sindical, trouxe o tema da estrutura e importância da rede sindical.

Segundo ciclo: foco na gestão e negócios

A segunda rodada de palestras foi aberta por Sergio Oliveira, gerente administrativo e financeiro do SENAR-SP, que trouxe os resultados, processos e a prestação de contas; por sua vez, Carlos Nivan e Fernando Alves abordaram temas da área jurídica do SENAR-SP, destacando o papel institucional do Coordenador; Elaine Montano, chefe do departamento de informática do SENAR-SP, ao lado de Andrea Gonçalves, analista de suporte sênior, apresentaram as funcionalidades do Outlook e do WhatsApp e o novo portal do Sistema FAESP/SENAR-SP; Daniela Godoy, chefe do Departamento de Comunicação e Imprensa abordou a importância da comunicação institucional e das mídias digitais; por fim, Marco Junior Ayub, superintendente do Centro da Agricultura do Estado de São Paulo (CAESP), tratou da sustentabilidade da Rede Sindical, apresentando novos negócios, oportunidades, serviços e parceiros do CAESP.
O evento foi encerrado por Mario Antônio Biral, superintendente do SENAR-SP, que destacou a importância da integração dos técnicos do SENAR-SP e coordenadores em prol do fortalecimento da rede sindical e agradeceu a oportunidade de promover essa tão importante troca de conhecimentos.

Para acessar o vídeo clique aqui.

Para outras informações, acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas