Logo CNA

Com apoio da CNA, primeira máquina colheitadeira de palma é lançada na Agrishow
Maquina colheitadeira palma2

Equipamento foi desenvolvido pela indústria Laboremus

8 de maio 2023
Por CNA

vice-presidente da CNA e presidente Faepa/PB, Mário Borba, e o diretor da Laboremus, Fabiano Dias

Ribeirão Preto/SP (03/05/2023) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a indústria Laboremus lançaram, na quarta (3), uma máquina colheitadeira de palma forrageira na Agrishow.

A máquina foi desenvolvida pela indústria Laboremus a partir de uma demanda da CNA para inovar e mecanizar o processo de colheita da raquete de palma.

O vice-presidente da CNA e presidente Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/PB), Mário Borba, ressaltou o empenho da indústria em viabilizar o desenvolvimento da máquina.

"É um orgulho muito grande para o Sistema CNA e para os produtores de palma do Nordeste termos a possibilidade de lançar o maquinário na Agrishow".

A palma forrageira tem um alto valor nutritivo e é utilizada como alternativa na alimentação de animais no Nordeste, o que contribui para o desenvolvimento da pecuária no semiárido brasileiro.

A mecanização da colheita ampliará a produção da palma no Brasil. Segundo dados do Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Nordeste concentra 98,8% da produção brasileira.

A CNA deu apoio financeiro para o desenvolvimento da pesquisa e do protótipo em um período de dois anos.

O equipamento funcionará acoplado ao trator. A palma será transportada por uma esteira até o carroção ou direto ao vagão forrageiro, que fará a trituração do produto e pode ir direto para os cochos de alimentação dos animais. Isso otimizará o processo produtivo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas