Com apoio da CNA, Ministério da Agricultura inaugura Observatório da Agropecuária

Iniciativa permitirá o acompanhamento e gestão integrada de dados
Foto: Carlos Silva/Mapa
Brasília (05/09/2019) – Com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inaugura, na quinta (5), o Observatório da Agropecuária Brasileira, projeto que dará amplo acesso às informações estratégicas para basear decisões relacionadas às políticas públicas de desenvolvimento do setor agropecuário.
O lançamento contará com a presença do presidente da CNA, João Martins, do presidente da República, Jair Bolsonaro, e da ministra Tereza Cristina.
A iniciativa permitirá o acompanhamento e gestão integrada dos dados produzidos por diferentes unidades do Mapa e de outros ministérios que tenham projetos relacionados a diferentes cadeias produtivas e setores da agropecuária.
A ferramenta integra o Portfólio de 18 Projetos Estratégicos da gestão atual do Mapa, que reúne um conjunto de ações que visam ampliar a competitividade e produtividade do setor, identificando os riscos de perda de mercados e desafios relacionados aos custos para produtores, exportadores e Estado ou com problemas sociais e ambientais no meio rural.
A CNA apoiará por meio do fornecimento de equipamentos, infraestrutura, apoio de pessoal e compartilhamento de dados.
Tecnologia de ponta - O Observatório funcionará em uma sala de situação interativa instalada na Secretaria de Inovação, no edifício sede do Mapa, onde será possível fazer o cruzamento de informações de diferentes bases de dados sobre agropecuária que poderão ser visualizados em um painel avançado de inteligência (Business Intelligence).
O espaço conta com tecnologia de ponta, 12 telas de vídeos integradas, além de recursos de interligação de dispositivos móveis, computadores e videoconferência. Entre as informações disponibilizadas pelos recursos tecnológicos estão imagens de satélite, gráficos com dados econômicos, comerciais, produção em nível nacional e regional.
O objetivo da ferramenta é facilitar o acesso do gestor à base diversificada de dados agropecuários produzidos pelo Ministério, tornar as estatísticas mais transparentes, qualificáveis e georreferenciadas, para deixar o processo de decisão mais dinâmico e prevenir a ocorrência de riscos ou crises.
O instrumento possibilitará, por exemplo, o cruzamento mais ágil de informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ou da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a Secretaria de Política Agrícola. Dados da Embrapa Territorial, do Plano da Agricultura de Baixo Carbono e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) também poderão ser acessados de forma integrada pelos gestores.
O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, avalia que o observatório é um marco importante para a gestão do Mapa, pois é a primeira vez que a pasta vai consolidar todos os dados da agropecuária brasileira.
“Vamos consolidar dados sobre produtividade, georreferenciamento territorial, questões fundiárias, agricultura familiar, enfim, todo o leque de atuações do Mapa. No curto e médio prazo a gente vai ter um benefício interno de poder realizar a política pública baseada em dados consolidados pelo observatório, e mais a longo prazo acreditamos que o cidadão também vai fazer bom uso desses dados”, comentou Camargo.
Um grupo de trabalho foi formado com representantes de todas as secretarias e unidades do ministério para identificar todos os sistemas e bases de informações já existentes. Inicialmente, o observatório concentrará as informações produzidas pelo Mapa. A sala será operada por uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em georreferenciamento e processamento remoto, entre outros técnicos.
A expectativa é que, em uma fase futura, o observatório também disponibilize dados públicos gerados por outras instituições, como Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que o acesso à plataforma também seja ampliado ao público externo via web.
Serviço
Inauguração Observatório da Agropecuária Brasileira
Data: 05.09
Local: Secretaria de Inovação, 7º andar, edifício sede Mapa
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Matérias Relacionadas

Senar/AL e Embrapa discutem parceria para beneficiar os produtores do Canal do Sertão
Projeto deve oferecer capacitação continuada para produção de hortaliças

CNA e Embrapa discutem estratégias para aumento da produção de trigo
Reunião foi realizada na terça-feira (24) em Passo Fundo (RS)

Planos de manejo e tipos de pastagens são debatidos em encontro com produtores do Pantanal
Fazendas pantaneiras apresentam distintas aptidões de produtividade e demandam diferentes estratégias de manejo

Mais de 60 propriedades pantaneiras serão assistidas pelo projeto FPS
A partir de 2023, o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) será ampliado para um Programa e atenderá mais 60 propriedades rurais

3º Encontro de Produtores FPS será dia 1º de dezembro em Cuiabá
3º Encontro de Produtores da Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) vai reunir em Cuiabá, no dia 1º de dezembro (quinta-feira), às 8h, os produtores rurais acompanhados pela equipe de assistência técnica e pesquisa do projeto

Dia de Campo aborda sistema silvipastoril em solos arenosos em Rondonópolis
Neste sábado (26.11), a Embrapa Agrossilvipastoril, em parceria com o Senar-MT, realiza o 1º Dia de Campo da integração pecuária-floresta em solos arenosos

Sistema Famato busca informações sobre certificado da carne em Bagé-RS
Representantes do Sistema Famato estão em Bagé (RS) para uma rodada de visitas técnicas na Embrapa - Pecuária Sul, Apropampa e propriedades rurais de pecuária, de criação de animais das raças Hereford e Braford, de produção de uvas e vinho, oliveiras e de azeite de oliva

Embrapa promove capacitação e dia de campo sobre ILPF na região nordeste de Mato Grosso