Logo CNA

CNA sedia debate com mulheres que atuam no comércio internacional
Painel WIT foto abre

Painel foi promovido pelo Women Inside Trade (WIT)

12 de março 2019
Por CNA

Brasília (12/03/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sediou o painel “Abertura Comercial e Novas Perspectivas para a Inserção Internacional no Brasil” na segunda (11), em Brasília. O evento foi promovido pelo Women Inside Trade (WIT), um fórum de discussão entre mulheres que atuam no comércio internacional.

O encontro, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, teve como foco estimular a discussão sobre o tema e impulsionar a presença feminina dentro da área. Segundo a superintendente de Relações Internacionais da CNA e moderadora do painel, Lígia Dutra, afirmou que o Brasil e o setor agropecuário têm muito a ganhar com a abertura comercial.

“O Agro é um setor muito competitivo, que já está acostumado a vender lá fora e a exportar. Temos muito a ganhar com a abertura comercial do Brasil”, disse a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

Três representantes do Ministério da Economia participaram do debate. Para a secretária-executiva adjunta da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Ana Paula Repezza, o evento permitiu explicar como o governo está se organizando para realizar esse processo.

“Mostramos quais estratégias vamos perseguir para isso, olhando sempre de forma sistêmica para a agenda de abertura comercial, considerando os ganhos e potenciais perdas e observando todos os setores envolvidos nisso”, afirmou Ana Paula.

A secretária especial adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Yana Dumaresq, destacou a importância de se construir consensos para que a inserção econômica do País possa avançar.

“Ela não é uma agenda só do governo ou só do setor produtivo. Ela é uma agenda em que todos têm que dar a sua contribuição para implantar ações importantes, de forma que o Brasil possa se fazer mais presente no exterior”, declarou Yana.

Na opinião da diretora da Secretaria Executiva do Ministério da Economia, Kélvia Albuquerque, a abertura comercial é fundamental para que o Brasil possa se beneficiar mais das cadeias globais de valor.

“Precisamos de um debate transparente sobre esses temas. Isso é o mais importante para que tenhamos bons resultados e para que eles sejam compreendidos corretamente pela sociedade, porque, primeiro de tudo, estamos falando de mudanças culturais que precisam ser efetivadas”, destacou Kélvia.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação