Logo CNA

CNA participa do 4º Fórum Econômico Brasil & Países Árabes
Forum CCAB1

Confederação debateu a governança corporativa nas operações internacionais

4 de julho 2022
Por CNA

Brasília (04/07/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do 4º Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, na segunda (04), em São Paulo (SP). O evento, realizado em formato híbrido, foi organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) em parceria com a União das Câmaras Árabes e apoio da Liga dos Estados Árabes.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori Andrade, foi uma das debatedoras do painel “Governança corporativa nas operações internacionais”. O painel discutiu oportunidades e desafios de adotar boas práticas de governança internacional – sistema de equilíbrio que proporciona maior transparência e segurança aos stakeholders e demonstra a responsabilidade da empresa com o meio ambiente e a sociedade.

Outro ponto abordado foi o impacto da adoção do conceito ESG (governança ambiental, social e corporativa) em empresas que atuam no mercado externo e as melhores práticas na área para que companhias internacionais sejam competitivas, além das oportunidades e desafios da adoção do ESG.

Sueme reforçou que o Brasil tem condições de aumentar a produção de forma sustentável. Segundo ela, a produção brasileira de grãos cresceu 466%, de 1976 até 2021, enquanto expandiu a sua área em apenas 95%. Além disso, a agropecuária mostrou resiliência durante a pandemia, apresentando um crescimento de US$ 97 bilhões para US$ 120 bilhões nas exportações, entre 2019 e 2021.

“O Brasil virou essa potência agroambiental baseado no tripé tecnologia, perfil empreendedor do produtor rural brasileiro e arcabouço de políticas públicas. Em relação ao ESG, não podemos esquecer das partes social e econômica também, pois a origem desse conceito envolve aspectos econômicos, sociais e ambientais. É importante que esses três pilares andem juntos e não isolados”, afirmou Sueme.

O debate foi moderado pelo jornalista palestino Ahmed Shihab-Eldin e também contou com a participação do presidente do Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski; do CEO Global da BRF, Lorival Luz; do vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Ali Hussein El Zoghbi; e do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Fórum – A 4ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes reuniu os principais líderes empresariais e políticos do Brasil e dos 22 países árabes. Os debates entre os principais influenciadores da economia e dos negócios desses países orientarão as decisões das empresas e do poder político sobre investimentos e integração comercial nos próximos anos.

Com o tema “Legado e Inovação”, o evento teve atividades de networking, permitindo a interação entre diferentes públicos e a criação de oportunidades de negócios. Os temas dos outros painéis foram "Um Mundo em Constante Transformação”, “Integração Econômica para a Competitividade de Investimentos” e “Conexões que Mudam o Mundo”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas