Logo CNA

CNA participa de reunião de câmaras setoriais do Ministério da Agricultura
Camara Feijao Pulse2

Reuniões aconteceram nesta semana

22 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (22/09/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nesta semana, de duas reuniões de Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura: de feijão e pulses, na terça (19), e de milho e sorgo, na quinta (21).

Na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Feijão e Pulses, o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, relatou que o encontro teve enfoque no grupo de trabalho criado para trabalhar na atualização e proposta de padrões oficiais de classificação para feijões e pulses.

“A revisão dos regulamentos técnicos visa à adequação e à melhoria da norma utilizada. A classificação dos grãos ainda é um desafio para a exportação. O Brasil precisa da padronização para acesso ao mercado para aumentar sua participação no mercado internacional”, destaca Pereira.

Imagem

A reunião da Câmara ocorreu juntamente com o Fórum do Feijão, que reuniu especialistas, produtores e pesquisadores do setor para compartilhar conhecimentos, estratégias e avanços no cultivo do feijão.

O evento, realizado nos dias 20 e 21 de setembro, apresentou temas para atender as necessidades do setor produtivo e impulsionar o feijão no mercado global.

Milho e Sorgo - Na quinta (21), a CNA esteve presente na Câmara Setorial do Milho e do Sorgo. Durante a reunião, foi apresentado o primeiro material desenvolvido pelo GT de Pragas Quarentenárias, com a apresentação da primeira versão do material sobre a mitigação da presença de sementes de sorgo halepense em cargas de milho.

De acordo com Tiago Pereira, a Embrapa Milho e Sorgo falou sobre os cuidados na identificação e ações de controle e prevenção de sementes em lotes de grãos de milho.

Imagem

“A presença de sementes de sorgo halepense, também conhecido como capim-massambará ou vassourinha, em cargas de milho pode inviabilizar a comercialização dos grãos, principalmente em contratos de exportação para a China, visto que é considerada praga quarentenária naquele país”, disse o assessor técnico da CNA.

Ainda na reunião, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa fez uma contextualização sobre o Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas