Logo CNA

CNA participa de lançamento da consulta pública do Plano de Ação da Taxonomia Sustentável Brasileira
CERIMONIA MF

Cerimônia foi realizada na quinta (21), no Ministério da Fazenda

21 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (21/09/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (21), da cerimônia de apresentação e lançamento da consulta pública do Plano de Ação da Taxonomia Sustentável Brasileira. A solenidade aconteceu no Ministério da Fazenda, em Brasília (DF), com a presença do ministro Fernando Haddad e outros representantes do governo e setor privado.

O texto ficará de hoje até 20 de outubro disponível para apresentação de sugestões e contribuições de entidades de todos os setores da economia e sociedade civil para a construção de uma versão consolidada do Plano de Ação. A ideia do governo federal é lançar o Plano de Ação na COP-28, que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Unidos.

A taxonomia servirá de parâmetro para definir que ações e segmentos dos setores públicos e privados são considerados sustentáveis, buscando ajudar o país, entre outros pontos, no cumprimento de metas e objetivos ambientais, além de reconhecer aqueles que adotam boas práticas em termos de sustentabilidade.

Segundo o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, o agro brasileiro tem boas condições de se beneficiar da taxonomia, mostrando o diferencial do Brasil em relação ao resto do mundo do ponto de vista da sustentabilidade. “Certamente o setor tem muito a contribuir com as muitas práticas sustentáveis que há no sistema produtivo. Vamos avaliar a consulta pública e estaremos à disposição para contribuir”, afirmou.

A ideia do governo é, ao longo do próximo ano, abrir uma nova consulta pública para detalhamento das ações adotando objetivo específicos. A previsão é de que as regras de taxonomia comecem a valer em janeiro de 2026. A taxonomia faz parte do Plano de Transição ecológica do governo.

Acesse aqui o texto da consulta pública

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Diogo Zacarias/ Ministério da Fazenda
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte