Logo CNA

CNA participa de fórum sobre febre aftosa
Whats App Image 2019 07 31 at 18 12 14

Evento aconteceu em Campo Grande (MS)

1 de agosto 2019
Por CNA

Brasília e Campo Grande (01/08/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (31), em Campo Grande (MS), do Workshop de Atualização e do 2º Fórum Estadual do Plano Estratégico do PNEFA – Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa.

O evento aconteceu nessa quarta-feira (31), na sede da Casa Rural, em Campo Grande, e foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen, destacou o trabalho desenvolvido pela instituição, que apoia e auxilia os estados na estruturação de suas estratégias.

“Uma das ações da confederação foi pedir a redução da dose da vacina de 5 para 2 ml, uma questão prática que amenizou o aparecimento de abcessos e garantiu, inclusive, retorno ao produtor rural, já que ele reduziu as perdas por condenação de carcaças. Quando pensamos na evolução NO longo prazo, precisamos ter em mente o quanto estamos evoluindo e deixando de perder”.

O presidente da Famasul e coordenador do Grupo Técnico de Sanidade Animal da CNA, Maurício Saito, disse que a vacinação tem um importante papel para os produtores rurais do estado, mas é uma etapa que está sendo finalizada para um novo desafio que é o de responder questões referentes a sanidade animal do país.

“Conheci a realidade de outros estados, como é o caso do Paraná, que podemos ter como exemplo na maneira ágil de solucionar questões relacionadas a eventos sanitários. O fundo privado, já implantado naquele estado, é um pré-requisito da Organização Mundial da Saúde Animal – OIE para alcançarmos o status de estado livre de febre aftosa sem vacinação”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas