CNA participa de evento sobre Fiagro em São Paulo
Diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, foi um dos palestrantes
Brasília (28/04/2023) – O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou da 1ª edição do Fiagro Experience, realizada pelo Grupo Suno na sexta (28), na sede da B3, em São Paulo.
O encontro reuniu autoridades do mercado e especialistas para debater os desafios e oportunidades do agro e a expansão do Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro).
Ele foi um dos palestrantes do painel “Perspectivas e cenários do agronegócio brasileiro”, junto com a head de Produtos Estruturados da Suno Asset, Amanda Coura, e o diretor de Atacado do Rabobank, Mário Ferreira.
Em sua apresentação, Lucchi falou sobre as previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial, importação de produtos em geral, não somente do agro, e o aumento da população no mundo, o que deve impactar a demanda por alimentos.
“O consumo de alimentos vem crescendo, principalmente em países da Ásia. O Brasil tem condições de atender essa demanda em quantidade e qualidade e com a adição do componente ambiental”.
Bruno Lucchi explicou que o Brasil deu um salto na produtividade de alimentos com o uso de novas tecnologias, melhores insumos e preparo técnico dos produtores e dos trabalhadores rurais. “O crédito tem um papel fundamental em manter e dar ritmo aos avanços tecnológicos que geram ganhos de produtividade. A aproximação com o mercado de capitais é benéfica para os produtores rurais, investidores profissionais e, no caso do Fiagro, também para o investidor pessoa física”.
Em relação aos investimentos no agro, o diretor técnico afirmou que o mercado de capitais se mostra como um grande aliado do agro, podendo suprir a necessidade de investimentos do setor, onde os recursos públicos não chegam. Sendo necessário uma maior aproximação entre o produtor e os investidores.
O representante da CNA destacou ainda a potência do agro brasileiro e suas vantagens competitivas, como a alta disponibilidade de terra e água, os sistemas de produção usados na pecuária de corte, as altas produtividades das safras de grãos (soja e milho) e as práticas sustentáveis (integração Lavoura-Pecuária-Floresta).
O evento discutiu também mercado de capitais, oportunidades e desafios no mercado de crédito agrícola, Fiagro Patrimonial, o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no mercado de capitais, entre outros temas.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte