Logo CNA

CNA participa de discussão sobre sistema de autocontrole
IMG 3789

Encontro reuniu representantes de câmaras setoriais no Ministério da Agricultura

9 de maio 2019
Por CNA

Brasília (09/05/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma reunião promovida pelo Ministério da Agricultura para debater o sistema de autocontrole (fiscalização do fluxo produtivo compartilhado com o setor privado) com representantes de câmaras setoriais na quinta (9), em Brasília.

Durante a reunião também foi debatido o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê Técnico Permanente de Programas de Autocontrole (Coppa). Em encontro recente, o grupo definiu as primeiras áreas que deverão adotar o sistema de autocontrole: alimentação animal (ração), fertilizantes, suínos e bebidas.

“São muito bem-vindas todas as alterações que estão sendo feitas porque certamente elas vão facilitar o trabalho das indústrias. É todo um arcabouço de desburocratização, de facilitação dos processos e das normas. Ganhando a indústria, ganha o setor produtivo primário, que somos nós, produtores”, afirmou o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim.

Rodrigo Alvim

Segundo o diretor do Departamento de Estudos e Prospecção do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Rangel, o autocontrole é um projeto estratégico para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Neste momento, explica ele, o desafio é prospectar as sugestões dos membros das câmaras temáticas para que a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) possa aprimorar o projeto de acordo com o que o setor espera do novo sistema.

“A CNA é um ator fundamental nesse processo. Ela tem dois representantes no Comitê e tem uma responsabilidade de participar não só da construção do Conselho de Autocontrole, como de levar isso também para os seus associados e representantes da base”, disse Rangel.

Luis Eduardo Rangel

A nova estrutura da SDA foi outro tema apresentado na reunião. Os assessores técnicos da CNA Thiago Rodrigues e Ricardo Nissen também estiveram presentes.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte