Logo CNA

CNA participa da reunião do Confert
Whats App Image 2023 11 29 at 18 35 57

Encontro aconteceu na quarta (29), em Brasília

29 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (29/11/2023) – O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou, na quarta (29), em Brasília, da segunda reunião do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), com a participação do presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Geraldo Alckmin.

No encontro, o Confert atualizou as metas de revisão do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), reduzindo o número de 84 para 27, tornando-as mais objetivas. Uma das metas do plano é reduzir em 50% a dependência dos produtos importados até 2050, a partir do aumento da produção doméstica. Segundo Lucchi, atualmente, 90% dos fertilizantes utilizados na produção são importados.

Outro tema tratado foi a Caravana Embrapa FertBrasil. Foram apresentados os resultados da primeira fase da iniciativa, coordenada pela Embrapa, que percorre as principais regiões agrícolas do País, levando ao produtor tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes. Foi discutida uma proposta de segunda fase do projeto, com participação do Sistema CNA/Senar.

Outros temas debatidos foram o programa de remineralizadores, o memorando de entendimentos entre Brasil e Bolívia para investimentos em plantas para produção de fertilizantes, além da situação da retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) no Paraná, que deve acontecer em 2024, e das Fafens da Bahia e de Sergipe.

Também participaram do encontro representantes dos Ministérios da Agricultura, Fazenda, Minas e Energia, MDIC, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Petrobrás, além de entidades do setor produtivo.

Foto: Gabriel Lemes/MDIC

Matérias Relacionadas