Logo CNA

CNA e OCB propõem medidas para amenizar a crise do setor lácteo
Whats App Image 2023 09 20 at 17 29 12 1

Tema foi tratado em reunião na quarta (20) em reunião com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

20 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (20/09/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) apresentaram uma proposta ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para mitigar a crise advinda das importações desenfreadas de leite.

A iniciativa desenvolvida pelas duas instituições diz respeito aos incentivos fiscais concedidos às indústrias credenciadas no Programa Mais Leite Saudável (PMLS), no qual os laticínios participantes têm tratamento tributário diferenciado ao desenvolver programas de assistência técnica aos produtores de leite.

O regime especial trazido pelo Programa permite o aproveitamento de 50% dos créditos presumidos de PIS/Cofins oriundos da aquisição de leite do produtor, ante 20% nos demais casos. Neste contexto, a proposta da CNA e da OCB prevê que, caso haja a comprovação de importação de produtos lácteos por parte dos laticínios participantes do PMLS, estas indústrias passarão automaticamente ao regime tributário regular, que permite aproveitar apenas 20% dos créditos.

O tema foi discutido, na quarta (20), em reunião, em Brasília, com a presença do diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, da superintendente da OCB, Tânia Zanella, do coordenador da Câmara Técnica do Leite da OCB, Vicente Nogueira, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, da presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), deputada Ana Paula Leão, e mais oito parlamentares ligados ao setor agropecuário.

As quedas abruptas dos preços do leite em plena entressafra, provocada pelas importações excessivas, têm gerado queda na rentabilidade da atividade, desestimulando a produção interna, inclusive com a internalização do leite subsidiado vindo da Argentina.

Imagem

Segundo Bruno Lucchi, o Programa Leite Mais Saudável é uma iniciativa do governo federal para fomentar e incentivar a produção nacional de leite. “O Programa busca dar mais competitividade ao setor leiteiro nacional. Então seria um contrassenso conceder incentivos fiscais a empresas que fomentam a produção externa ao importar produtos lácteos. Dessa forma, o Programa seria descaracterizado, gerando benefícios não repassados ao elo inicial da cadeia de valor”.

De acordo com o diretor, a proposta teve boa recepção pelo ministro Carlos Favaro, e a expectativa é que a equipe técnica do Ministério apresente uma nova redação ao decreto que rege o programa, em conformidade com o pleito do setor produtivo para que a regra comece a valer o mais breve possível.

Também participaram do encontro as deputadas Ana Paula Leão e Marussa Boldrin, os deputados Alceu Moreira, Rafael Pezenti, Domingos Sávio, Sergio Souza, Rafael Simões e Emidinho Madeira, além do senador Alan Rick. Pelo Mapa, estiveram o presidente da Conab, Edgar Pretto, e o secretário-adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz.

A ssessoria de Comunicação CNA
Foto: Fotos Guilherme Martimon /Mapa
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação