Logo CNA

CNA e FAMBRAS encerram 4ª edição do Curso Mundo Islâmico
Curso mundo islamico fambras

Edição abordou o tema “Brasil e o Mundo Islâmico – Parceria Comercial com Expectativa de Crescimento”

6 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (06/09/2023) – O curso ‘O Mundo Islâmico’, promovido pela CNA e pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), encerrou na quarta (6) a edição 2023. Os primeiros encontros aconteceram entre os dias 17, 24 e 31 de agosto.

Essa foi a 4ª edição do curso online que abordou o tema “Brasil e o Mundo Islâmico – Parceria Comercial com Expectativa de Crescimento”.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, fez o encerramento do curso e destacou a importância do mercado islâmico para o agro brasileiro.

"A soma das exportações do agronegócio brasileiro nesse primeiro semestre para Ásia e Oriente Médio alcançaram pouco mais de US$ 58 milhões. Isso representou 60% de tudo que o setor exportou nesses seis meses. É por isso que essa parceria com a FAMBRAS é tão importante.”

Sueme Mori, da CNA. Sueme Mori, da CNA.

O vice-presidente da FAMBRAS, Ali Hussein El Zoghbi, agradeceu a parceria e parabenizou todos os envolvidos na realização do curso.

“Agradeço e parabenizo, mais uma vez, os docentes que nesses quatro dias de curso compartilharam conosco conteúdos de extrema importância e, em especial, meu agradecimento a vocês, alunos e espectadores deste curso.”

Vice-presidente da FAMBRAS, Ali Hussein El Zoghbi Vice-presidente da FAMBRAS, Ali Hussein El Zoghbi

O conteúdo da capacitação foi dividido em quatro módulos e tratou de assuntos como o consumidor do mundo islâmico, desafios e oportunidades junto aos países da África, Oriente Médio e Ásia, a certificação Halal, o modal logístico brasileiro e os hubs logísticos do mundo islâmico.

Nessa última aula os temas discutidos foram "Infraestrutura e logística no Brasil: principais desafios, “World Logistics Passport (WLP), iniciativa público privada - facilitação do comércio global, reduzindo tempo e custos nas exportações”, e “Como a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) pode incentivar o equilíbrio da matriz logística do país e atrair investidores”.

Ao final dos módulos, os participantes que tiverem 75% de presença receberão certificados digitais de conclusão emitidos e registrados junto à Secretaria Geral da International Halal Academy.

A assessora de Relações Internacionais da CNA e facilitadora do curso, Elena Castellani, disse que a edição desse ano teve 1.200 inscritos do Brasil e do exterior. Segundo ela, os participantes demonstraram grande interesse pelos temas abordados.

“Os alunos estavam entusiasmados e participativos, recebemos diversas perguntas pelo Q&A durante as aulas ao vivo e também após as aulas pelos canais de comunicação da CNA. Grande parte dos produtores e profissionais do agro que participaram do curso demonstrou interesse no processo de certificação halal, além da agregação de valor que o selo halal pode trazer a seus produtos. Também comentaram bastante sobre a relevância do mercado islâmico como um todo.”

Elena Castellani, da CNA. Elena Castellani, da CNA.

O curso Mundo Islâmico tem apoio da FAMBRAS Halal, Internacional Halal Academy, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Instituto Brasil Logística (IBL) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei).

Podcast – Para tirar dúvidas de produtores e aprofundar no tema, o podcast Ouça o Agro, do Sistema CNA/Senar, ouviu o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Hussein El Zoghbi, e a gerente para América Latina da World Logistics Passport, Zilda Rosa.

O bate-papo vai ao ar na sexta (8), no portal CNA Brasil com o tema “O Mundo Islâmico, sua demanda e expectativas por produtos agropecuários”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação