Logo CNA

CNA e Agência Nacional de Águas discutem demandas do setor de irrigação
Jonilton Lima

Entidades se reuniram na quinta (21), em Brasília

22 de julho 2022
Por CNA

Brasília (22/07/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Nacional de Águas (ANA) se reuniram na quinta (21), em Brasília, para discutir as principais demandas do setor de irrigação.

Um dos assuntos tratados no encontro foi a aplicabilidade do Sistema Federal de Regulação de Usos (REGLA) nos estados da Federação, com o objetivo de dinamizar os processos de outorga no país.

“A adoção desse sistema pelos estados tornaria o processo célere, além de permitir que nos períodos de maior disponibilidade hídrica a água possa ser distribuída para mais produtores com finalidade de prevenir veranicos e estiagens prolongadas”, explicou a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello.

Outro tema da pauta foi a insegurança do setor com o Projeto de Lei 4546/2021, que institui a Política Nacional de Infraestrutura Hídrica, e suas alterações na Lei nº 9.433/1997.

“As principais preocupações são com relação a outorga onerosa, cancelamento de outorgas quando não houver pagamento da cobrança e ruptura da gestão descentralizada com os comitês de bacias hidrográficas, implementando instrumentos de gestão apenas pelos conselhos sem que os comitês tenham discutido e deliberado”, explicou o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt.

Na reunião também foi discutida a possibilidade de trabalho conjunto entre as entidades para atualização do Atlas Irrigação e informativos complementares. Além disso, foi pontuada a necessidade de integração dos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos com o Sistema Nacional de Irrigação que está sendo desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Segundo o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, a Agência Nacional de Águas foi receptiva para construção de uma agenda positiva junto à CNA para alavancar ações que garantam a melhor gestão dos recursos hídricos, auxiliando nas soluções recorrentes dos estados, trazendo maior segurança aos produtores e aos agentes reguladores.

Participaram da reunião a diretora presidente da ANA, Verônica Sánchez, os diretores Filipe de Mello e Ana Carolina, os superintendentes Flávio Tröger, Patrick Thomas, Alan Vaz Lopes, Marcelo Medeiros e o técnico Thiago Fontenelle.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Jonilton Lima / Banco de imagens ANA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação