Logo CNA

CNA discute demandas para setor de cana-de-açúcar
Cana acucar

Comissão Nacional se reuniu na terça (28)

28 de fevereiro 2023
Por CNA

Brasília (28/02/2023) – A Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA tratou, na terça (28), das demandas para a cadeia produtiva em 2023 e as perspectivas para a próxima safra.

Os participantes apontaram alguns temas que precisam receber atenção esse ano como a melhoria nos recursos para a produção de cana, principalmente para os pequenos e médios produtores, questões fundiárias e a reforma tributária.

O presidente da comissão, Nelson Perez Júnior, ressaltou a importância de se criar um índice voltado à melhoria da remuneração dos produtores rurais. “Temos que pensar em uma solução, como um índice indexador, para balizar os preços e oferecer uma remuneração mais justa para o produtor de cana”.

Além disso, a comissão pretende continuar o trabalho em pautas prioritárias para o setor, como a busca pela garantia e segurança jurídica da participação dos produtores independentes nas receitas geradas pelos Créditos de Descarbonização (CBios).

Comissão de Cana-de-Açúcar da CNA

Outros temas também estão sendo mapeados como a promoção e competitividade de biocombustíveis e o fomento à geração de energia elétrica com uso de resíduos de cana e seguro rural.

A comissão discutiu ainda a projeção da safra com a apresentação do técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rafael Fogaça. Segundo ele, é possível ter variações nas estimativas desde o último levantamento feito pela Conab em novembro de 2022 e publicado em dezembro.

A principal mudança foi no estado de São Paulo, que retomou a produtividade devido à melhora nas condições climáticas. A previsão para o fechamento da safra é de um aumento de 25 milhões de toneladas de cana em relação ao ciclo anterior, que foi de 578 milhões. O quarto e último levantamento será publicado em 19 de abril.

Em relação à safra 2023/2024, Fogaça disse que a Conab vai iniciar o levantamento agora em março e publicar a primeira estimativa no dia 26 de abril.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação