Logo CNA

CNA discute concessão do Selo Arte nos municípios
Artesanais origem animal

Entidade participou de bate papo promovido pela Confederação Nacional de Municípios na sexta (22)

22 de julho 2022
Por CNA

Brasília (22/07/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abordou a importância do Selo Arte para os produtores de alimentos artesanais e tradicionais na sexta (22), durante um bate papo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que discutiu o Selo Arte nos municípios.

A discussão tratou do Decreto nº 11.099, publicado em junho deste ano que regulamentou o Selo Arte e criou o Selo Queijo Artesanal.

“Nossa expectativa é operacionalizar o maior número de produtos artesanais e tradicionais no País, já que nos munícipios a fiscalização conhece o produto e o produtor”, afirmou a assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann.

Marina ressaltou que a demanda de criação do Selo Arte veio dos produtores, principalmente de queijo, que sentiam dificuldade para comercializar sua produção em outras unidades da Federação.

Marina Zimmermann, assessora técnica da CNA

“O produto artesanal é diferenciado e tem maior valor agregado. Agora teremos maior adesão dos produtores e ele poderá efetivar a comercialização do seu produto em outros estados”.

Para a assessora técnica da CNA, a articulação dos municípios junto com o serviço de defesa sanitária estadual é importante para afinar as questões legais e para que não haja retrabalho.

“Não há necessidade de criar todo um arcabouço de legislação sabendo que o estado já possui a legislação. O que precisam é se adequar às normas e caminhar juntos”.

Marina falou ainda do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA e do Prêmio CNA Brasil Artesanal que reconhece e premia os melhores produtos artesanais do País.

“Nas edições de charcutaria e queijos, por exemplo, ficou claro que os bons produtos estão nos municípios mesmo, com produtores que têm receitas próprias e passam de geração em geração. Esse é um movimento jovem que está crescendo, são produtos de alta qualidade e nossa intenção é mostrar o que o campo faz para que esses produtos possam ser saboreados por toda a população brasileira”.

Também participaram do bate papo a coordenadora-geral de Produção Animal do Ministério da Agricultura, Marcella Alves Teixeira, e do analista técnico de Desenvolvimento Rural da CNM, Osni Morinishi Rocha. Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=_ATOZ-S-khw

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte