ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA debate construção da Política Nacional de Fomento da Borracha Natural Brasileira
Borracha natural

Entidade participou de reunião do Ministério da Agricultura, na quinta (27)

28 de março 2025
Por CNA

Brasília (28/03/2025) – A CNA discutiu, na quinta (27), a construção da Política Nacional de Fomento da Borracha Natural Brasileira (PNFBNB) e os efeitos da inclusão da borracha na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercosul durante reunião da Câmara Setorial de Borracha Natural, do Ministério da Agricultura.

Desde 2020, a Confederação divulga mensalmente o índice de referência de importação da borracha natural e, em 2023, solicitou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) um aumento da alíquota de importação do produto de 3,2% para 22%. Atualmente, a alíquota está em 10,8%.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, Antônio Ginack, a borracha foi incluída na Letec após um intenso trabalho da entidade junto à Camex.

“À época, a CNA pleiteava uma alíquota de 22% para possível equalização e retomada de competitividade do setor. No entanto, a alíquota que era de 3,2%, passou a 10,8%, e está em vigência até de agosto de 2025”, explicou.

Durante a reunião também foram apontados os principais riscos e oportunidades enfrentados pela cadeia produtiva e demais elos do setor, bem como o comportamento das importações de borracha natural e pneus nos últimos anos.

Outro ponto de destaque do encontro foi a discussão e sugestões do colegiado sobre a Política Nacional de Fomento da Borracha Natural Brasileira que está sendo construída no Ministério, para alavancar a cadeia produtiva e agregar mais valor à borracha natural brasileira.

Foram abordadas ainda questões relacionadas cenário político e econômico da heveicultura brasileira e mundial.

A coordenadora de Produção Agrícola da CNA, Ana Lígia Lenat, e a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, também acompanharam as discussões.

Áreas de atuação