ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA debate Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade
Fotografia 2024 06 26 T105438 894

Entidade participou de reunião de comitê técnico do MDIC

26 de junho 2024
Por CNA

Brasília (26/06/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (25), de reunião do Comitê Técnico de Assessoramento de Infraestrutura da Qualidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Durante o encontro foram discutidos os eixos e objetivos da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ), que terá atuação de 10 anos e planos de ação bienais. A próxima etapa da construção da ENIQ é a consulta pública entre agosto e setembro, para o lançamento no final do ano.

A infraestrutura da qualidade é um sistema que compreende instituições públicas e privadas, juntamente com as políticas, o arcabouço legal e regulatório e as práticas necessárias para dar apoio e incrementar a qualidade e a segurança e de produtos, serviços e processos, bem como proteger o meio ambiente.

Os eixos estratégicos da política são Governança e Fortalecimento Institucional; Serviços da IQ; Inovação; Transformação Digital; Inserção Internacional do Brasil; Comunicação e Conscientização; Capacitação e Formação de Recursos Humanos; Conformidade, Integridade e Transparência; Marcos Legais e Regulatórios e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Eduarda Lee, assessora técnica da CNA, dentre os objetivos estão ampliação, otimização e modernização de serviços de infraestrutura de qualidade. “Dessa maneira, há maior disponibilização que atenda, adequadamente, as necessidades da sociedade brasileira como um todo.”

De acordo com o MDIC, a infraestrutura da qualidade é um instrumento necessário para se alcançar uma economia competitiva, inclusiva, inovadora e sustentável, que gere emprego e renda e possa contribuir para o desenvolvimento produtivo e tecnológico e transformações econômicas e sociais do país.

Áreas de atuação