CNA debate desafios da colheita mecanizada nas lavouras de citros
Entidade participou da reunião da Câmara Setorial da Citricultura, na terça (28)
Brasília (28/02/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (28), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura para discutir, entre outros temas, os desafios da colheita mecanizada nas lavouras de citros.
O encontro contou com a participação de representantes do setor produtivo, indústria, do Ministério da Agricultura e de instituições de pesquisa.
A assessora técnica da CNA, Letícia Barony, afirmou que a citricultura apresenta alta demanda por mão-de-obra, especialmente na colheita, o que acaba se tornando um cenário constantemente desafiador ao produtor.
Segundo ela, foram apresentados na reunião alguns acompanhamentos realizados com implementos para colheita da laranja, a eficiência e a necessidade de adaptação dos plantios.
Durante o encontro, também foi debatido o monitoramento de ocorrência do greening, e a importância do controle efetivo da doença, que está em expansão nas regiões de cultivo, como o Noroeste de São Paulo. Pesquisadores relatam que que os focos se iniciam principalmente em pomares não comerciais ou em áreas não monitoradas, o que leva à disseminação da doença.
Na reunião, foram apresentados ainda alguns estudos focados na avaliação de agentes de controle biológico e a interação com diversas pragas, como insetos e doenças. As pesquisas têm avaliado ainda as condições para melhorar a eficiência do controle.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte