Logo CNA

CNA debate ações estratégicas para a agricultura irrigada
MG 2244

Temas foram tratados em reunião da Comissão Nacional de Irrigação

27 de junho 2019
Por CNA

Brasília (26/06/2019) - A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quarta, em Brasília, para tratar de temas relacionados ao desenvolvimento do setor.

Um dos temas foi a necessidade de revisão da Resolução nº 800/2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa resolução passou a exigir de produtores rurais irrigantes o licenciamento ambiental e a outorga para os descontos na energia previstos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Eduardo Veras

presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Eduardo Veras

A normativa vai impactar no custo de energia e poderá inviabilizar a produção de várias culturas irrigadas. O presidente da comissão, Eduardo Veras, defendeu a realização de uma audiência pública com a participação de diversos setores para mostrar a importância da utilização da tecnologia de irrigação para garantir a segurança alimentar.

vice-presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato

vice-presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, destacou que o setor agropecuário precisa planejar ações para melhorar a imagem perante a sociedade, tendo em vista que os agricultores irrigantes utilizam os recursos hídricos de modo eficiente para garantir a produção de alimentos de qualidade que estão diariamente na mesa das pessoas a um preço acessível.

Outro assunto foram os polos de irrigação. A partir de uma demanda do Governo Federal, a CNA está articulando ações para impulsionar a produção nas regiões de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no Vale do Araguaia e Brasil Central, em Cristalina, Goiás.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação, Gustavo Goretti, explicou que a entidade está identificando os desafios dos produtores dessas regiões para elaborar ações que promovem o desenvolvimento da agricultura irrigada, gerando mais emprego e renda.

Ao final da reunião, os participantes assistiram a palestras sobre novas tecnologias e tendências de irrigação localizada no Brasil e no mundo com o gerente geral da empresa NaanDanJain na América do Sul, Alfredo Mendes.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas