CNA assume presidência da Câmara Setorial do Cacau do Mapa
Primeira reunião sob a nova gestão ocorreu na quarta (11), em Brasília
Brasília (11/03/2020) – A primeira reunião da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura (Mapa), sob a gestão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ocorreu na quarta (11), em Brasília.
No encontro foram discutidos temas relevantes para a cacauicultura brasileira, como acesso ao crédito, estatísticas do setor, defesa sanitária vegetal e sustentabilidade da produção no país.
De acordo com o presidente da Câmara e representante da CNA nas discussões, Milton Andrade, algumas demandas do setor precisam do apoio da iniciativa privada e do governo para que avancem.
“Devido à diversidade de assuntos, nós organizamos os debates em grupos. Um deles, por exemplo, vai tratar da possibilidade de criação de um fundo para o financiamento das iniciativas do setor”, disse.
Com relação ao crédito, o colegiado discutiu sobre os problemas que afetam as regiões produtoras, como a inadimplência e a deficiência de assistência técnica para a contratação de financiamento.
O Plano de Contingência de Monilíase do Cacaueiro e o registro de defensivos agrícolas para as principais pragas da cultura também foram assunto da reunião. No debate, o coordenador de Produção Agrícola da CNA e consultor técnico da Câmara Setorial, Maciel Silva, pontuou as iniciativas que estão em andamento em relação ao tema.
Segundo Maciel, em uma ação coordenada, a Confederação e demais entidades têm buscado a organização do setor para o levantamento de demandas para as minor crops (pequenas culturas). “Nós estamos estimulando a cadeia produtiva do cacau a ampliar sua participação nessas discussões”, afirmou Silva.
A reunião contou com a participação do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte