Logo CNA

CNA apresenta pesquisa da armazenagem na reunião da CTLOG
Armazenagem

Coordenador da Esalq-Log detalhou os resultados

30 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (30/08/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (30), da reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG), do Ministério da Agricultura.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA, Elisangela Pereira Lopes, esteve presente na reunião que tratou, entre outros temas do cenário da armazenagem no Brasil.

Imagem

Durante a reunião, foi apresentada a pesquisa inédita realizada pela CNA, em parceria com a Esalq-Log, com produtores rurais de todas as regiões do Brasil e que traça um perfil completo da armazenagem de grãos dentro das propriedades rurais.

A pesquisa faz parte do “Diagnóstico da Armazenagem Agrícola no Brasil”, um amplo estudo da CNA sobre uma das principais atividades primárias da logística e que é fundamental para a competitividade dos produtores e do agro brasileiro.

O coordenador geral da Esalq-Log, Thiago Guilherme Péra, detalhou a apresentação da pesquisa e explicou aos membros da Câmara, entre outros pontos, que 61% dos participantes da pesquisa não têm infraestrutura de armazenagem na propriedade e 19,8% possuem armazém do tipo silo, convencional ou graneleiro.

Ele também falou que a pesquisa mostra que a capacidade média total dos armazéns no Brasil é de 159.385 mil sacas de grãos. Segundo análise por região, o Centro Oeste comporta 214.592 mil sacas, seguido pelo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) com capacidade de armazenar 201.551 mil sacas e a região Sul com 141.565 mil sacas.

Participaram da pesquisa 1.065 produtores rurais, de todas as regiões do país, o que permitiu traçar o perfil da armazenagem no campo, o perfil de quem utiliza esse tipo de infraestrutura na fazenda, fora da fazenda, em silo bag, e recomendações desses usuários para incentivar e expandir o uso da armazenagem. Os questionários foram respondidos no final de 2022.

A reunião contou, ainda, com uma análise sobre a produção agrícola nacional realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além da avalição dos impactos e projeções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) e questões referentes à Barra Norte do Rio Amazonas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação