Logo CNA

CNA anuncia vencedores do Prêmio Brasil Artesanal de azeite
Azeite Jose Mario

Cerimônia foi realizada na noite de quarta (13), em Brasília (DF)

13 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (13/09/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, na quarta (13), os vencedores dos melhores azeites de oliva extra virgem que concorreram ao Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023.

O concurso premiou 10 produtos em duas categorias, sendo cinco em cada uma delas: Blend (mais de uma azeitona usada na produção) e Monovarietal (azeite produzido com apenas um cultivar de azeitona).

Além dos finalistas do prêmio, o evento contou com a presença do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), da deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), representantes de embaixadas, do governo e entidades do setor produtivo.

Na abertura da cerimônia, o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, destacou a importância do prêmio como reconhecimento da evolução e da qualidade do azeite nacional produzido por pequenos e médios produtores.

“Talvez não imaginaríamos que o Brasil chegasse tão rápido ao reconhecimento internacional da produção de azeite extra virgem de qualidade. Esse é o papel que a CNA está desenvolvendo quando criou, por determinação do nosso presidente João Martins, o Prêmio Brasil Artesanal, extremamente importante para os pequenos e médios produtores do país”, afirmou.

Segundo Schreiner, a CNA busca estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva do azeite de oliva. “Muitos países do mundo já têm a tradição de produzir um azeite de qualidade e hoje nós, por meio dessa premiação, mostramos produtos excelentes. O concurso é uma chancela da CNA aos produtores e também uma garantia para os consumidores brasileiros”, enfatizou.

O vice-presidente também apontou o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) como fundamental ao apoio as pequenas agroindústrias brasileiras. “Para nós é uma alegria a realização desse prêmio e queremos parabenizar todos os finalistas, que merecem o reconhecimento dos consumidores brasileiros”, falou.

Esta edição do Prêmio foi realizada pela CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA).

Vencedores na categoria Monovarietal Vencedores na categoria Monovarietal

Na categoria Monovarietal, a campeã do concurso foi Carolina Capoani, do Azeite Capolivo, de Canguçu (RS). O segundo lugar ficou com Fernando Humberto, do Azeite Ouro de Santana, da cidade de Santana do Livramento (RS). O terceiro lugar ficou com Glenda Haas, do Azeite Lagar H, de Cachoeira do Sul (RS).

Vencedores na categoria Blend do concurso Vencedores na categoria Blend do concurso

O grande vencedor da categoria Blend foi o produtor João Roberto, do Azeite Sabiá, das cidades de Encruzilhada do Sul (RS) e Santo Antônio do Pinhal (SP). A segunda posição foi ocupada pela produtora Paula Becker, do Azeite Herança do Cerro, de Encruzilhada do Sul (RS). Em terceiro lugar ficou Moacir Carvalho, do Azeite Irarema São Sebastião, de São Sebastião da Grama (SP).

Os prêmios foram recebidos pelos próprios proprietários, familiares e representantes da empresa. Eles destacaram a relevância da realização do concurso para ampliar a visibilidade e apresentar a qualidade dos azeites nacionais. Todos eles receberam prêmios em dinheiro e certificado dos organizadores. Os três primeiros, de cada categoria, conquistaram o selo do Prêmio CNA Brasil Artesanal.

Carolina recebe o prêmio juntamente com sua irmã Carolina recebe o prêmio juntamente com sua irmã

Carolina Capoani, vencedora do concurso na categoria Monovarietal, destacou emocionada a importância da iniciativa da CNA. “A nossa empresa foi idealizada pelo meu avô, que tem 87 anos. A nossa família tem anos de cultivo, com muito amor, dedicação e carinho com as nossas oliveiras durante todo o ano. Receber esse prêmio é para nós uma conquista muito grande. Estou muito orgulhosa de receber em mãos esse prêmio em nome da minha família”, enfatizou.

Carolina também elogiou muito, assim como outros finalistas, a realização do júri popular. “Geralmente os concursos são realizados somente com júri técnico. Esse prêmio leva em consideração a opinião do público, que é quem vai realmente provar e vai comprar os nossos azeites. E muita gente nem sabe que produzimos azeites no Brasil. Esse concurso nos deu grande visibilidade enquanto setor”, afirmou.

A deputada Marussa Boldrin entrega prêmio aos vencedores na categoria Blend A deputada Marussa Boldrin entrega prêmio aos vencedores na categoria Blend

Para João Roberto, ganhador da categoria Blend, a visibilidade trazida pelo prêmio é um grande ganho para todo o setor. “O nosso grande segredo foi tentar fazer o nosso produto olhando e respeitando muito o consumidor, procurando entregar o melhor. Utilizamos boas tecnologia e temos um cuidado extremo no manejo da terra, na colheita do fruto. E acho que a somatória disse fez com que tivéssemos um azeite com um nível de qualidade que nos orgulha muito”, disse.

Os convidados da cerimônia puderam degustar os azeites premiados e aprovaram a qualidade dos produtos.

Segundo a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina da Silva, o concurso contou com a inscrição de 58 produtos, que passaram por três etapas eliminatórias – júri técnico, júri popular e análise da história do produto.

“A produção de azeite no Brasil é bem recente e também muito desafiadora. Mas a qualidade dos produtos desses produtores que foram premiados hoje aqui é inquestionável, com reconhecimento internacional. No júri popular, tivemos a felicidade de mostrar ao público consumidor os nossos melhores azeites brasileiros”, destacou Fernanda.

Prêmio CNA Brasil Artesanal – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

A Confederação promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal desde 2019. Já foram realizados concursos para fazer o reconhecimento de produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e charcutaria.

Veja fotos da cerimônia

Saiba mais sobre o prêmio

Veja a lista completas dos vencedores do concurso

Monovarietal

1º lugar – Capolivo - Carolina Capoani, Canguçu (RS)
@azeitecapolivo

2º lugar – Ouro de Santana – Fernando Humberto, Santana do Livramento (RS)
@azeite_ourodesantana

3º lugar – Lagar H – Glenda Haas, Cachoeira do Sul (RS)
@lagarhazeite

4º lugar – Cadenza – Gisele Gonçalves, Glorinha (RS)
@azeitescadenza

5º lugar – Milonga – Aristides Inácio, Viamão (RS)
@azeitemilonga

Blend

1º lugar – Sabiá – João Roberto, Encruzilhada do Sul (RS) e Santo Antônio do Pinhal (SP)
@azeitesabia

2º lugar – Herança do Cerro – Paula Becker, Encruzilhada do Sul (RS)
@herancadocerro

3º lugar – Irarema São Sebastião – Moacir Carvalho, São Sebastião da Grama (SP)
@fazendairarema

4º lugar – Bem-te-vi – Michelle Franck, Encruzilhada do Sul (RS)
@azeitebemtevi

5º lugar – Casa Gabriel – Maria Cristina, São Gabriel (RS)
@casagabrielrodrigues

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas