Logo CNA

Cinco propriedades do Sul do Rio Grande do Sul receberão certificado de Boas Práticas Agropecuárias
Estancia santa maria e isabella divulgacao1 0 38269700 1515060853

Produtores rurais participaram, ao longo de um ano, de cursos de capacitação oferecidos pelo SENAR-RS

2 de outubro 2017
Por Senar

Cinco propriedades rurais da região sul do Rio Grande do Sul receberão na próxima quarta-feira, 04/10, o certificado que constata a aplicação de Boas Práticas Agropecuárias. Os produtores rurais participaram, ao longo de um ano, de cursos de capacitação oferecidos pelo SENAR-RS, em parceria com a Embrapa, e implantaram diversas mudanças para promover o aumento da produtividade de forma sustentável. Receberão a certificação a Cabanha Jolari, de João Gilberto Miranda de Pinho, a Estância Santa Maria & Isabella, de Eduardo Peixoto, a Estância dos Banhados, de Luiz Renato Leite Reis, a Cabanha Manchester, de Rafael Albernaz Lopes e a Estância Tahan, de Silvia Maria Prates.

O produtor rural Eduardo Peixoto, da Estância Santa Maria & Isabella, comemorou a obtenção da certificação, após um ano de mudanças progressivas para se adequar ao padrão estabelecido pelo programa. "Temos o potencial de aumentar a produtividade nas propriedades do Rio Grande do Sul e para isso precisamos aumentar a capacidade técnica. Ensinar os produtores a ter uma produtividade maior sem descuidar do meio ambiente e do bem-estar é difícil, mas é necessário para alcançarmos níveis de produtividade maiores", diz o criador de Angus que considera a certificação agregará valor ao produto que oferece.

O evento em que ocorrerá a entrega de certificações contará com uma palestra do médico veterinário Rodrigo Azambuja, que falará sobre pecuária de precisão. O encerramento ocorre no dia 4 de outubro, às 19h30, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Rio Grande. Os seis produtores que participaram do programa, mas ainda não terminaram de realizar as adaptações em suas propriedades receberão certificado de Curso em Boas Práticas Agropecuárias em Bovinos de Corte, que teve a duração de 112 horas, sendo 80 delas na sala de aula e 32 de consulta nas propriedades.

O Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte, estabelece um conjunto de normas e procedimentos que tornam os sistemas de produção mais rentáveis, competitivos e sustentáveis, assegurando ainda a oferta de alimentos seguros. Durante o programa, os técnico, especializados em assistência técnica rural, fazem uma análise das melhorias necessárias e auxiliam os produtores a realizar adaptações para que as propriedades atendam aos requisitos do Programa BPA.

Assessoria de Comunicação do SENAR/RS
www.senar-rs.com.br