ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Boas Práticas Agropecuárias atrai público durante Acrimat em Ação

O BPA qualifica trabalhadores e produtores rurais oferecendo, além do conteúdo apresentado em aulas teóricas, Assistência Técnica e Gerencial

17 de março 2017
Por Senar

O programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) da Bovinocultura de Corte, formatado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), tem atraído o interesse do público que participa, desde o dia 13 de março, do maior projeto do setor no estado, o Acrimat em Ação 2017. Realizado pela Associação Mato-grossense de Criadores (Acrimat), o evento já promoveu encontros em cinco cidades nesta primeira semana, para tratar da temática “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”. O assunto vai ao encontro do que oferta o BPA – criado para tornar os sistemas de produção mais eficientes aliando conteúdo teórico e assistência técnica.

Nos últimos três dias, a caravana do Acrimat em Ação passou por Cáceres, São José dos Quatro Marcos e Porto Esperidião, municípios do sudoeste de Mato Grosso. Nos encontros, cerca de 450 pessoas puderam acompanhar a explanação de como funciona e pode ser acessado o BPA. De acordo com informações da regional do SENAR-MT de Quatro Marcos, que atende os municípios, já é grande o interesse de muitos para realização do programa. Cáceres já tem um evento agendado para iniciar em 8 de maio.

O programa BPA tem 116 horas de duração. Ele mostra aos produtores de gado de corte como tornar os sistemas de produção mais eficientes e rentáveis e o produto, em consequência, mais sustentável. O BPA qualifica trabalhadores e produtores rurais oferecendo, além do conteúdo apresentado em aulas teóricas, a assistência técnica nas propriedades assistidas.

Do Acrimat em Ação, que segue até o dia 10 de junho, com visitas a 31 municípios produtores do estado, o SENAR-MT é um dos parceiros. Em cada encontro, um vídeo demonstra o trabalho e os produtos da instituição, sucedido pela palestra sobre o programa BPA.

“A pecuária evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda pode avançar bastante na produtividade. Para isso, precisamos aprimorar os processos e capacitar as pessoas. É por isso que o SENAR tem que participar deste que é o principal encontro com os bovinocultures de MT”, declara o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

Acrimat informa que o tema deste ano aborda como é possível melhorar a renda sem sair da atividade, trazendo aspectos do mercado e de gestão que possibilitam melhores resultados os produtores. Estão sendo apresentadas ferramentas e tecnologias disponíveis e como elas podem ser utilizadas de acordo com o perfil de cada propriedade e produtor.

Outro ponto debatido nas palestras é o mercado da carne, um dos dos assuntos mais discutidos atualmente porque envolve todos os integrantes da cadeia produtiva, inclusive o consumidor, que está cada vez mais exigente.

ROTAS - Este ano o Acrimat em Ação foi dividido em cinco rotas, por regiões. Na Rota 1 a equipe já visitou Poconé, Cáceres , São José dos Quatro Marcos e Porto Esperidião. Visita, nesta sexta-feira (17.03), Pontes e Lacerda (17.03) e, no sábado, Vila Bela da Santíssima Trindade.

No dia 24 de março começa a Rota 2, com Brasnorte (24.03), Juara (25.03), Aripuanã (27.03), Colniza (28.03), Cotriguaçu (29.03), Castanheira (30.03) e Juína (31.01).

Rota 3 - passa por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04), Barra do Garças (11.04) e Rondonópolis (12.04).

Rota 4 - contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).

Rota 5 – acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06).

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br