ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Cerca de 40 cursos de Formação de Brigadas de Incêndio serão realizados nos próximos meses
18082021045054

Neste curso não há a simulação de incêndio, por isso, pode ser realizado mesmo durante o período proibitivo.

18 de agosto 2021
Por Senar

Está previsto para o segundo semestre de 2021 cerca de 40 treinamentos de Formação de Brigadas de Incêndio Rural no Estado. Este é um curso ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais. É importante ressaltar que neste curso não acontece a parte prática e, por isso, pode ser realizado mesmo durante o período proibitivo.

Para as próximas duas semanas de agosto estão previstos mais oito cursos de Formação de Brigada de Incêndio. De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Pauliceia, quanto mais pessoas forem capacitadas para atuar no combate ao fogo, mais rápida será a ação em caso de incêndios nas propriedades rurais.

Além do treinamento de Formação de Brigada de Incêndio que aconteceu nos dias 16 e 17 em Rondonópolis, também estão previstos cursos para os municípios de Poxoréu, Nova Mutum, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo, Vera e Primavera do Leste. Os interessados devem procurar informações nos Sindicatos Rurais.

Estes treinamentos são uma realização do Sindicato Rural de cada município com a parceria do Senar-MT e do Corpo de Bombeiro. O objetivo é passar o conhecimento necessário sobre a estrutura e funcionamento de uma brigada de incêndio, manejo de ferramentas para a prevenção e combate aos incêndios florestais. O conteúdo também inclui noções de primeiros socorros e alternativas ao uso do fogo. A capacitação terá a duração de dois dias, com carga horária de 16 horas.