Logo CNA

Paraná

CEMF atinge 70 comissões locais pelo Paraná
Comissoes mulheres

Mais de 2 mil mulheres integram o movimento promovido pela FAEP, que pretende formar 100 grupos até o final de 2023

6 de outubro 2023

A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) atingiu 70 comissões locais espalhadas pelo Paraná com a criação do grupo em Astorga, na região Norte, no dia 29 de agosto. Com essa marca, a mobilização feminina promovida pela FAEP já atinge mais de 2 mil mulheres paranaenses. Este resultado vai ao encontro de um dos principais objetivos traçados pela CEMF para 2023: consolidar novas comissões locais nos sindicatos rurais do Paraná .

Em 2022, a CEMF alcançou mais de 40 grupos locais, superando a meta estabelecida. Para este ano, o desafio é atingir as 100 comissões locais.

“A meta é chegarmos ao fim de 2023 com 100 comissões locais nos municípios. Mas o meu sonho é, num futuro próximo, ter 399 comissões locais, uma em cada município do Paraná. Esse exército vai ajudar a discutir políticas públicas em seus municípios, melhorando a saúde e a educação, e também atuando para resolver problemas que tenhamos na agropecuária”, afirma Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Para a coordenadora da CEMF, Lisiane Czech, a participação ativa das mulheres em eventos tem colaborado para fomentar o movimento e atrair mais produtoras rurais. “Essa articulação vem provocando uma verdadeira revolução no campo. Conseguimos criar um movimento de união e parceria, em que cada uma é responsável não apenas por si, mas também pelas outras mulheres. Em todo lugar que eu vou, consigo encontrar várias histórias que são exemplos de superação, de trabalho e de dedicação. Com o suporte da Comissão, essas mulheres estão se capacitando, adquirindo conhecimento e descobrindo seu potencial. E é uma grande satisfação ver que esse número só cresce”, destaca Lisiane.

Após a criação dos grupos nos sindicatos, a partir do apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, cada comissão local conta com consultorias personalizadas, que ajudam a identificar as demandas da região e na elaboração de um planejamento estratégico.

Ações

O trabalho realizado pela CEMF em 2023 faz parte de um planejamento estratégico que reúne ações ao longo do ano e uma agenda de eventos. O movimento tem levado cursos específicos para as mulheres das comissões locais, abrangendo temáticas como desenvolvimento pessoal, sucessão familiar e liderança rural, além de promover visitas técnicas.

No decorrer do ano, o grupo marcou participação em diversos eventos, que também mobilizaram uma multidão de mulheres paranaenses, como o Show Rural, em Cascavel, em fevereiro, e as comemorações em homenagem ao mês da mulher nos sindicatos rurais, em março.

Em abril, aconteceu o 1º Encontro de Coordenadoras da CEMF, na sede da Coamo, em Campo Mourão , com participação de mais de 160 coordenadoras de comissões locais. O evento promoveu a integração e o networking das participantes, além de estabelecer a convergência de estratégias para que a participação feminina continue aumentando nos sindicatos rurais do Paraná.

A mobilização feminina também fez parte da programação dos encontros “Liderança Rural – Cultivando Conexões” , promovidos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR nos meses de junho e julho. As mulheres foram maioria nos eventos, respondendo por 58% das participações.

Em agosto, o 11º Encontro de Produtoras Rurais do Paraná, idealizado e organizado pela Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel, com apoio da CEMF , reuniu mais de 1,2 mil mulheres do Paraná e de outros 21 Estados, além de integrantes da Comissão Nacional Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), criada a partir da CEMF.

Para os próximos meses, 150 mulheres paranaenses vão participar do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) , em outubro, em São Paulo. No dia 1º de dezembro, a mobilização feminina vai marcar presença no tradicional Encontro Estadual de Líderes Rurais, em Curitiba, que vai reunir mais de 4 mil produtores rurais.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas