Logo CNA

Mato Grosso

“Casa do Produtor” sedia instalação da FPA-MT
Whats App Image 2023 04 25 at 15 30 46

FPA foi criada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e será coordenada pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco, com a participação de outros 18 parlamentares

25 de abril 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

A “Casa do Produtor Rural” – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelo presidente Vilmondes Tomain, foi anfitriã da sessão especial de instalação da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso (FPA-MT), no dia 24 de abril, em Cuiabá. A FPA foi criada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e será coordenada pelo deputado estadual, Dilmar Dal Bosco, com a participação de outros 18 parlamentares.

Além do coordenador, Dilmar Dal Bosco, estiveram presentes os deputados estaduais Gilberto Cattani, Carlos Avallone, Janaina Riva, Diego Guimarães, Júlio Campos e Reck Júnior. O senador Wellington Fagundes também marcou presença na solenidade, assim como a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), lideranças do agro, entidades e produtores rurais.

“A criação da Frente Parlamentar da Agropecuária tem como objetivo articular, dialogar, discutir, propor políticas públicas, realizar amplo debate, ouvir o setor produtivo e estabelecer parcerias e conectividade do legislativo com o campo, com as entidades do agronegócio, produtores rurais, bem como com os órgãos do Poder Executivo”, disse Dilmar Dal Bosco.

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, falou do privilégio de fazer parte desse momento histórico para a agropecuária mato-grossense. “É motivo de muita alegria estar aqui prestigiando esse momento histórico, e mais feliz ainda por terem escolhido a casa do produtor rural para sediar tão importante solenidade. Sou produtor rural e me sinto representado. Obrigada deputado Dilmar Dal Bosco por escolher esta casa, que honrosamente hoje sou presidente. Somos parceiros, o Sistema Famato está à disposição para somar e contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária em Mato Grosso”, discursou Tomain.

FPA-MT

Ainda de acordo com Vilmondes Tomain, o apoio da Assembleia Legislativa, através da FPA é de fundamental relevância para o momento que vive o país no que diz respeito às invasões de terras e o desrespeito com o produtor rural. “Contamos com o Poder Legislativo, o agro não aceita a invasão de propriedades privadas produtivas, não vamos aceitar o descumprimento da nossa Constituição, não vamos aceitar movimentos desordeiros. Contamos com a FPA para se posicionar conosco a favor do direito de propriedade e contra todo e qualquer tipo de invasão. Esse direito e seu reconhecimento é uma das nossas principais bandeiras”, discorreu Vilmondes.

“A Assembleia Legislativa é parceira dos produtores e entendemos que esse estado só sobrevive a partir de sua produção e do povo que hoje trabalha diretamente ou indiretamente com o agronegócio. Conte conosco Vilmondes, o direito de propriedade seguirá sendo uma premissa da nossa atuação. Vamos travar diálogo, debates e iniciativas pela conquista e a execução de políticas públicas que beneficiem o setor agropecuário mato-grossense”, frisou Janaina Riva.

A FPA - O objetivo da FPA é estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio mato-grossense. Acompanhar junto ao Congresso Nacional as pautas que são de interesse do Estado e que possuem abrangência federal, além das matérias de âmbito estadual para garantir a segurança jurídica e o direito à produção rural, bem como fortalecer o relacionamento das entidades representativas do setor com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Membros – Deputada Janaína Riva (MDB), e os deputados Dilmar Dal Bosco (União), Carlos Avallone (PSDB), Claudio Ferreira (PTB), Diego Guimarães (Republicanos), Dr. Eugênio (PSB), Dr. João (MDB), Eduardo Botelho (União), Elizeu Nascimento (PL), Gilberto Cattani (PL), Valmir Moretto (Republicanos) Faissal (PL), Júlio Campo (PL), Max Russi (PSB), Nininho (PSD), Thiago Silva (MDB), Reck Junior (PSS), Xuxu Dal Molin (União) e Juca do Guaraná (MDB). Outros deputados ainda poderão aderir à FPA-MT.

Do Sistema Famato também participaram os diretores, Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), José Luiz Fidelis.

FPA-MT

Matérias Relacionadas