Logo CNA

Mato Grosso

Cartilha da Cisticercose será lançada no Famato Embrapa Show
Whats App Image 2022 06 22 at 15 19 50

A Cartilha da Cisticercose para produtores, elaborada pelo Sistema Famato e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), será entregue aos participantes do evento Famato Embrapa Show, de 22 a 24 de junho

22 de junho 2022

A Cartilha da Cisticercose para produtores, elaborada pelo Sistema Famato e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), será entregue aos participantes do evento Famato Embrapa Show, de 22 a 24 de junho. O material tem o propósito de levar conhecimento e instrução à população rural, pois a doença traz sérios riscos aos humanos.

“A educação sanitária é uma importante ferramenta no controle e erradicação da doença. Sendo assim, o Sistema Famato e a Acrimat, com o apoio de várias instituições, se uniram para produzir um material que fosse de linguagem fácil, descontraído, com ilustrações e história real do produtor rural”, disse o vice-presidente da Famato e superintendente do Senar, Francisco de Castro.

Os bovinos e suínos adquirem a cisticercose a partir de seres humanos com teníase (solitária) e a identificação de cisticercos na carcaça e vísceras dos animais pode contribuir para a implantação do sistema unificado de saúde, com a identificação e tratamento das pessoas com o parasito.

O material traz informações sobre a importância de cuidados sanitários nas propriedades rurais e faz parte da Campanha Mato Grosso Contra a Cisticercose. A campanha, que possui diversas instituições parceiras, visa levar conhecimento e instrução à população rural por meio de materiais orientativos e ilustrativos.

O formato digital da cartilha já está disponível no site da Famato, na aba Serviços ao Produtor Rural. Acesse clicando aqui: https://sistemafamato.org.br/wp-content/uploads/2022/05/2022_06_14_FA_012_cartilha_cisticercose_vs-12a_L-155xA-225cm_paginas-individuais_digital2.pdf .

Evento – O Famato Embrapa Show acontece de 22 a 24 de junho, no Cenarium Rural em Cuiabá-MT. O evento apresentará mais de 60 tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Matérias Relacionadas