Logo CNA

Capacitação do projeto FIP Paisagens Rurais contribui para resultados em campo
FIP Paisagens

Desde 2020, ações de assistência técnica e gerencial já recuperaram 50 mil hectares

22 de agosto 2022
Por Senar

Brasília (22/08/2022) – As ações de Assistência Técnica e Gerencial do Senar no projeto FIP Paisagens já contribui para a recuperação de mais de 50 mil hectares de áreas degradadas em aproximadamente 2,3 mil propriedades de pecuária de corte e de leite nos Estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão Minas Gerais e Tocantins.

Outro dado relevante é a adoção de planejamento de uso de solo para gestão de paisagem, que já ultrapassou 467 mil hectares.

Para alcançar resultados como esse, o projeto investe em estratégias focadas de monitoramento, e na capacitação continuada, como o treinamento de gestores e supervisores com foco nos Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), realizado em Uberaba (MG), de 16 a 18 de agosto.

Segundo a coordenadora técnica do projeto no Senar, Bárbara Evelyn Silva, o encontro foi uma oportunidade de integrar as discussões em teoria e prática aplicada em campo.

“O projeto FIP Paisagens Rurais é, sem dúvidas, um marco para a Assistência Técnica e Gerencial porque representa a integração de esforços entre a política pública, a pesquisa, a cooperação internacional e a assistência direcionada ao produtor rural em busca da gestão integrada da paisagem, com produção, conservação, geração de renda e sustentabilidade”.

A programação foi uma imersão sobre o ISA, adoção das práticas de baixa emissão de carbono, de conservação e restauração ambiental. O treinamento foi finalizado com um dia de campo em uma das mais de 2000 propriedades rurais atendidas pelo projeto em Minas Gerais.

Em apenas nove meses de assistência, o produtor que recebeu a equipe já e realizou intervenções para recuperação de ambiental e de pastagens em 33,8 hectares do total de 49 hectares da propriedade, adotando práticas como o cercamento de áreas de APP, curvas de nível e terraços para conservação do solo, entre outras ações.

A coordenadora de Monitoramento do Senar, Cristiane Edna Camboim, ressalta que os Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas permitem aos técnicos de campo realizar a gestão de risco de fatores econômicos, sociais e ambientais existentes na propriedade rural e assim realizar o monitoramento dessas informações.

“A ferramenta está adequada à metodologia da Assistência Técnica e Gerencial do Senar. É importante para o alinhamento das informações por parte dos supervisores e pela equipe técnica com a finalidade de nivelar e alinhar as informações. O forte componente do projeto FIP Paisagens Rurais é o monitoramento e com as boas práticas e ações nós temos o reporte adequado e qualificado de dados, indicadores e variáveis do projeto”.

O gestor do projeto FIP Paisagens Rurais na Bahia, Sunny Aaron, participou do treinamento. “A capacitação nos deu luz de quão importante é a correta utilização da planilha ISA e os impactos gerados na validação dos dados que beneficiam os produtores atendidos”, destacou.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado (FIP Paisagens Rurais) é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas