Logo CNA

Campo Grande sedia capacitação nacional de instrutores do Projeto Cadec Brasil
03 190523 195937

Treinamento começou na quarta (22) e vai até sexta (24)

23 de maio 2019
Por Senar

Brasília (23/05/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciaram na quarta (22), em Campo Grande (MS), a capacitação de instrutores do Projeto Cadec Brasil.

O treinamento vai até sexta (24) e conta com a participação de instrutores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal e tem apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (Famasul) e do Senar/MS.

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, abriu o primeiro dia de atividade e falou da importância em oferecer serviços qualificados aos produtores rurais.

“As transformações do setor exigem mão de obra cada vez mais qualificada. O Projeto Cadec Brasil vem para suprir a demanda das cadeias produtivas de suínos e aves que estão em constante evolução. Esses produtores estarão mais bem preparados para as negociações com as empresas”, esclarece.

Para o assessor técnico do Senar, Rafael Costa, a escolha do local para realização da primeira capacitação foi estratégica. “O projeto tem amplitude nacional e Mato Grosso do Sul foi pioneiro ao criar o “Granja Plus”, um programa de assistência técnica e gerencial específico para o setor produtivo de suínos e aves”.

Segundo ele, reunir os técnicos na região vai além da logística. “As capacitações para os segmentos continuarão e a proposta é trazer produtos novos aos instrutores que levam o conhecimento ao campo”.

Superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, assessor técnico do Senar, Rafael Costa, assessora técnica da CNA, Ana Lígia e consultor jurídico da CNA, Thiago Carvalho

A assessora técnica da CNA, Ana Lígia, afirmou que o trabalho conjunto da CNA e do Senar traz alguns pilares como a capacitação, que dá mais segurança para o produtor rural seguir na sua atividade, alcançar êxito e a conexão para que todos falem a mesma língua e compreendam as particularidades de cada região.

O zootecnista e instrutor do Senar do estado de Goiás, Wolney Oliveira Guimarães, já projeta os próximos atendimentos na área da suinocultura. “Atuo há 20 anos no segmento e acredito que com a capacitação, conseguiremos levar informações mais assertivas para os produtores atendidos, principalmente no assunto negociação”.

O primeiro tema apresentado foi a Lei de Integração descomplicada, que dispõe sobre os contratos de integração vertical e estabelece obrigações e responsabilidades gerais para os produtores integrados e os integradores. A palestra foi ministrada pelo consultor jurídico da CNA, Thiago Carvalho.

Em Mato Grosso do Sul, 107 produtores rurais recebem a consultoria da Assistência Técnica e Gerencial com o Granja Plus. O programa promove a melhoria contínua das atividades no estado, com atendimento individual, que oferece orientações nas áreas trabalhista, ambiental, segurança no trabalho, construções rurais e gestão da propriedade.

Assessoria de Comunicação CNA, com informações da Famasul
Fotos: João Carlos Castro
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas