Logo CNA

Minas Gerais

"Caçadores de Nascentes": prêmio reconhece iniciativa de ex-aluno do SENAR MINAS

Reconhecimento em defesa dos recursos hídricos

9 de outubro 2018

Por: SENAR MINAS

Minas Gerais (09/10/2018) - O ex-aluno do Senar Minas , Silvio Lincon Antunes de Azevedo, juntamente com o Grupo Caçadores de Nascentes, foi homenageado em 2º lugar no Estado com o II Prêmio de Boas Práticas Ambientais – Águas Gerais.

“A ideia de formar o Grupo surgiu quando Silvio participou do Curso de Recuperação e Proteção de Nascentes do Senar Minas ” comentou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Medina, Rafael Rafael de Oliveira, ao informar que, desde quando formado, o Grupo já recuperou mais de 15 nascentes no município de Medina e região.

Caçadores de Nascentes - Medina, MG

Agradecido ao Senar Minas pela iniciativa e ao Sindicato dos Produtores Rurais de Medina pela oportunidade de ter realizado o curso, Silvio não esconde o prazer de ser hoje um multiplicador dos conhecimentos de conservação e de defesa dos recursos hídricos, adquiridos durante o treinamento em que foi certificado. “Após o curso, passei a aplicar a técnicas, ministradas pelo instrutor Wagner Eustáquio da Silva e, divulgar nas redes sociais. Fui sendo procurado para fazer a recuperação das nascentes e não parei mais. Em 2017 recebemos, em Medina outro curso de nascentes, convidei outras pessoas e entidades, foi aí que a COPASA participou, implantando junto com os Caçadores de Nascentes, o Pró Manancial”.

Silvio comentou que ampliou o Projeto Caçadores de Nascentes com parcerias com as escolas do município de Medina. Ele explicou que ministra uma aula sobre o ciclo da água e logo em seguida o Grupo vai à nascente para visita em loco, onde os alunos são instruídos sobre a importância da proteção do manancial. “Nosso trabalho de ensinar é inteiramente gratuito, o proprietário onde se encontra a nascente entra apenas com a mão de obra, cimento, canos, etc.” ressaltou Silvio.

Caçadores de Nascentes - Medina, MG

Sílvio, durante o trabalho em mais uma nascente da região

“Em relação à homenagem, fomos avisados pelo funcionário da COPASA que tinham abertas as inscrições para o prêmio. Enviamos registros de nossos trabalhos e fomos agraciados na 2º colocação no Estado de Minas”, destacou, ao ressaltar sua gratidão ao Wagner, que sempre quando possível orienta os Caçadores de Nascentes em suas dúvidas.

No curso de Recuperação e Proteção de Nascentes do Senar Minas, os participantes aprendemdesde as noções de topografia ao monitoramento das áreas limitadas de proteção das nascentes, importância do diagnóstico e caracterização das fontes com a localização da saída da água, registro de dados das nascentes entre outros ensinamentos.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas